Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

22/05/2018 15:38
  • Programa Justiça Escola capacita gestores da Rede Municipal de Ensino
Manoel Barbosa

Durante todo o mês de maio acontece a formação do Programa Justiça Escola – O Caráter Conta, numa parceria da Prefeitura do Natal e do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. O encontro acontece no auditório do Departamento de Atenção ao Educando (DAE), da Secretaria Municipal de Educação. Nesta terça-feira  (22), o tema abordado foi "Educação Integral e Valores Humanos: Tendência ou Necessidade".

A formação, conta com a participação de 80 coordenadores e gestores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino. Esses profissionais atuam como multiplicadores dentro das unidades de ensino.

Segundo a assessora pedagógica da SME, professora Fátima Mota Moraes Lopes, a metodologia tem que ser aplicada nas escolas, através dos pilares do Justiça Escola. "Queremos que nossas escolas trabalhem de uma forma preventiva, para mediar conflitos e promover uma cultura de paz, através do resgate dos valores humanos”.

A juíza de Direito do TJRN, Virgínia Rego Bezerra, foi a palestrante deste módulo com o tema "Justiça Restaurativa no Ambiente Escolar". Segundo a magistrada  “a justiça restaurativa é uma filosofia que vem tentando transformar um modelo mais de intervenção do que punição, para um modelo mais de diálogo, envolvimento e acordo.

"Esta proposta nas escolas é de fortalecer a rede escolar, no sentido que a escola fortalecida e treinada possa intervir em ações de dificuldades e também trabalhar com intervenções dos alunos em situações de violência”.

O curso é dividido em quatro módulos e com objetivos específicos para rediscutir e atualizar práticas docentes em conformidade com a Educação Integral mediada por valores humanos, a partir do diálogo entre conhecimentos teóricos e práticos que fundamentam a ação pedagógica.