Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

23/05/2018 12:20
  • Cerca de 700 alunos da rede municipal participam do Ação Leitura
Manoel Barbosa

O Ação Leitura, evento idealizado pela editora e coletivo de escritores Jovens Escribas, leva nesta quarta-feira (23) cerca de 700 crianças ao primeiro dia da programação. Esta é mais uma edição do projeto que conta com patrocínio da Prefeitura do Natal e Lei Municipal de incentivo à cultura Djalma Maranhão. Na última edição realizada (2016), o público contemplado superou as 7.500 pessoas, desta vez, a meta é passar das 10 mil. Para isso, o evento se estenderá muito além do mês de maio, sustentando um calendário de circulação por instituições de ensino que seguirá até o mês de setembro.

O evento segue com a mesma metodologia e a premissa de anos anteriores, mantendo o objetivo de promover a leitura durante uma semana inteira por meio de uma mensagem simples e essencial: “Ler pode ser muito divertido”.

Nesta quarta-feira (23), estão reunidos mais de mil alunos e professores no CEMURE (Cidade da Esperança) para assistir uma roda interativa de bate-papo com alguns dos escritores, sendo 350 acompanhando a programação na parte da manhã e mais 350 à tarde, somente da rede pública municipal e 150 alunos de outras escolas.

Experiências

Durante a programação desta manhã, os alunos fizeram parte de um bate-papo com os autores Carlos Fialho, Gonzaga Neto, Mariana Melo e Marina Petrovich. O encontro proporcionou às crianças conhecerem as experiências dos profissionais, ouvirem um pouco de seus textos, fazerem perguntas e subirem ao palco para apresentarem suas histórias e poesias. Além de irem ao Ação Leitura, os alunos também receberão, em suas escolas, livros oferecidos pelos organizadores.

Presente durante as atividades, a secretária adjunta de Gestão Escolar, professora Judineide Domingos Campos, falou sobre o valor dessa experiência para as crianças da Rede Municipal. “Na idade em que vocês estão, o que os autores estão colocando – toda essa questão de como produzir texto, como ser um autor –, é muito importante. Por isso sempre fazemos essa parceria com a Editora Jovens Escribas que dá a oportunidade para que nossos alunos possam vir”, afirmou.

Para a professora Kerley Brito, da Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno, “o evento vai estimular os alunos no sentido de eles verem que também podem ser escritores”. Segundo a docente, as obras literárias recebidas serão trabalhadas na escola, bem como a discussão iniciada no evento, que se estenderá à sala de aula.

Para Sarah Vitória Santos, de 11 anos, estudante da E.M. Carlos Bello Moreno, foi a primeira vez participando do Ação Leitura. Ela gosta de escrever crônicas e ainda não conhecia os autores aos quais assistiu, mas afirma que agora tem interesse em ler suas obras: “Estou gostando muito, eles interagem muito na leitura e eu gosto disso”.

Autores

Este ano, a Ação Leitura terá os seguintes autores convidados: Paulo Lins, Leandro Ramos, Clotilde Tavares, Regina Azevedo, Alice Carvalho, Mariana Melo, Marina Petrovich, Pablo Capistrano, Carlos Fialho, Márcio Benjamin, Carito Cavalcanti, Gonzaga Neto e Lucílio Barbosa.

Programação CEMURE:

8h30 às 10h30 - Marina Petrovich, Mariana Melo e Carlos Fialho

13h30 às 15h30 - Márcio Benjamin, Carlos Fialho e Paulo Lins

Paulo Lins e Leandro Ramos

Além dos autores da Jovens Escribas que estarão circulando pelas escolas de maio até setembro, no BAZAR INDEPENDENTE ESPECIAL, no dia 26 de maio no Espaço Duas, haverá um bate-papo sobre roteiros audiovisuais para Web com os roteiristas Alice Carvalho (Septo) e Leandro Ramos (Choque de Cultura, Larica Total). O premiado autor Paulo Lins (Cidade de Deus, Desde que o samba é samba) conversará com estudantes e professores no CEMURE.

Bazar

O “Bazar Independente” que ocorre no Espaço Duas, em Ponta Negra, reúne diversas iniciativas da economia criativa local para divulgar e vender os seus produtos em meio a debates sobre literatura e Simona Talma, atração musical cantando Rita Lee para uma atração encerrando a programação. Este ano, o Bazar ocorrerá no sábado, 26 de maio, a partir das 16h.

Bazar Independente Especial – com Alice Carvalho e Leandro Ramos.

Lançamento do livro “Crônicas na Escola – Volume 2” de Carlos Fialho.

Atração musical: “Simona Talma canta Rita Lee”.

Espaço Cultural Duas – 26/05 (sábado) – 16h às 22h – Acesso gratuito

AÇÃO LEITURA 2018:

Realização: Jovens Escribas e Associação Cultural Dosol

Patrocínio: Lei Djalma Maranhão, Prefeitura do Natal, Hospital do Coração, Art&C, Faz e KIA Dunas.

Apoios e parceiros: Secretaria Estadual de Educação, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Takami Restaurante, InterTV Cabugi, Espaço Cultural Duas e Secretaria Municipal de Educação.