Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

08/06/2018 15:30
  • Dois temas movimentaram os estudantes durante a semana de Meio Ambiente
Daniel Henrique

Para o público estudantil a Secretaria de Meio Ambiente (Semurb) preparou dois temas. O primeiro foi sobre “Cuidados Especiais na Construção Civil e Equipamentos Domésticos” e o segundo foi “Zoneamento Ambiental e Econômico – ZPAs e ZETs e Licenciamento”. As palestras fazem parte da programação da semana do Meio Ambiente de Natal, que este ano trouxe para discussão o tema, “Meio ambiente e cidadania: Direito de ter, dever de cuidar!”. A programação segue até domingo, dia 10, no Parque da Cidade.

Na palestra sobre “Cuidados Especiais na Construção Civil e Equipamentos Domésticos”, que aconteceu no auditório da Universidade Potiguar (UnP), da avenida Nascimento de Castro, o convidado foi o professor Ítalo Monte, coordenador do curso de engenharia civil da UnP.

Segundo Daniel Henrique, chefe do setor de Educação Ambiental da Semurb, o palestrante mostrou, de forma dinâmica, os desafios da sustentabilidade dentro da construção civil, e as alternativas disponíveis para o reaproveitamento dos Restos da Construção Civil (RCC). “O professor Ítalo apresentou diversos estudos nos quais comprova o quanto é positivo, tanto econômico como ambientalmente, a utilização do material advindo, após o processo de reciclagem que o RCC sofre, sem com isso, afetar a segurança do projeto” relata Henrique.

Diversas empresas de construção civil também participaram do evento, uma vez que, o coordenador apresentou estudos no qual as construtoras eram a base da pesquisa.

Ítalo conseguir mostrar o trabalho que é desenvolvido pelas construtoras japonesas, que já utilizam em suas obras o material reciclado do RCC, e como isso diminui o impacto de resíduos jogados no meio ambiente e a redução de custos que acarreta” finaliza Henrique.

Já a palestra sobre 10 Zonas de Proteção Ambiental existentes no município, suas localizações e importância de cada uma delas no tecido urbano. Para muitos esses locais eram desconhecidos, ou não sabiam deste tema. Para os palestrantes Célio Roberto e Iguatemir Carvalho, educadores ambientais da Semurb não causou estranheza a falta de conhecimento do público presente dessas áreas de proteção ambiental do município. “Precisamos fazer mais palestras como essa para que mais pessoas tenham conhecimento sobre o assunto e elas (as áreas) sejam preservadas”, afirma.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css