Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

12/06/2018 14:00
  • Professora da Rede Municipal lança livro durante formação continuada
Adrovando Claro

Os professores de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Educação de Natal participam, nesta terça-feira (12), da formação continuada do mês de junho. As atividades ocorrem durante todo o dia no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE) e têm como temas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a leitura do romance Macau, de Aurélio Pinheiro, aplicada ao ensino da Literatura.

A programação, que se estende por toda a manhã e tarde, tem dois momentos. Primeiramente, docentes assistem à explanação “Entre salinas e maledicências: uma leitura do romance Macau e sua aplicabilidade ao ensino de literatura”, da professora mestra Maria Aparecida de Almeida Rego, que ministra a disciplina de Língua Portuguesa na Escola Municipal João XXIII. Aparecida Rego entrou para a Rede Municipal de Ensino de Natal em 2009.

Autora do livro “Entre salinas e maledicências: uma leitura do romance Macau em contexto de ensino”, lançado em abril pela editora EDUFRN, a professora abordou temáticas relativas à leitura em sala de aula. “Tem algumas situações do livro em que apresento alguns caminhos de como o professor precisar estar atento às leituras, precisar filtrar o que leva pra sala de aula, de como o professor pode atuar melhor em sala de aula nesse sentido”, afirmou Maria Aparecida.

A segunda parte da formação se constitui oficina para produção de procedimentos metodológicos. “A grande diferenciação dos nossos referenciais é que são produzidos pelo próprio professor da Rede, o que chamamos de ‘material autêntico’. Não é uma reescrita com base em outros referenciais”, afirma Rudson de Souza, assessor pedagógico do Departamento de Ensino Fundamental (DEF).

Para o professor Michel Fontoura, da Escola Municipal Professora Maria Alexandrina Sampaio, “a formação é importante no sentido da necessidade da atualização e também da aprendizagem a partir do compartilhamento de experiências”. “A gente aprende com a prática do colega”, afirma.