Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

18/06/2018 15:45
  • Região Administrativa Norte encerra fase de Plenárias do Orçamento Participativo 2018

Com a realização da Plenária Deliberativa da Região Norte, que aconteceu no último sábado, 16, pela manhã, na Escola Municipal Iapissara Aguiar, Potengi, a Prefeitura do Natal encerrou a fase de consultas presenciais do Orçamento Participativo do Natal (OP Natal) 2018 nas quatros Regiões Administrativas da cidade. Mesmo vencida a fase de modo presencial, a população ainda pode contribuir via o módulo virtual de participação, que ficará disponível no site https://www.natal.rn.gov.br/sempla/paginas/ctd-1222.html até o próximo dia 30.

A abertura da Plenária da Região Norte contou com a participação da secretária municipal de Planejamento (SEMPLA), Virgínia Ferreira. A secretaria é quem coordena o Orçamento Participativo no âmbito do município de Natal. Para Virgínia “A essência do OP Natal é a participação e o engajamento da população e acredito que isso existiu fortemente em todas as Plenárias realizadas”.

Os moradores da Região Norte presentes à Plenária elegeram 16 delegados para integrar o Fórum de Delegados e votaram em três ações que consideram prioritárias para constar no Orçamento Municipal de 2019. As ações foram na área de Educação (construção, reforma e ampliação de Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIs) Meio Ambiente e Infraestrutura Urbana (execução de obras de drenagem e pavimentação e obras de urbanização e drenagem de bacias e lagoas).

“Foi muito importante a presença e o interesse das pessoas em compreender o processo e se tornarem delegado ou delegada do Orçamento Participativo”, salientou a secretária Adjunta de Planejamento, Joanna Bezerra. Segundo ela, “Agora, já tendo passado por todas as Regiões da cidade, realizaremos o Fórum de Delegados e posteriormente a Conferência do OP 2018, prevista para ocorrer no dia 28/07/2018”.

O Fórum de Delegados é a instância que consolidará toda as propostas das Regiões Administrativas e tem data prevista para acontecer no dia 13 de julho. Já a Conferência Municipal do Orçamento Participativo Natal 2018 apresentará para a população as obras e/ou serviços que serão priorizados, os quais irão compor o Orçamento Municipal do próximo ano.

Orçamento Participativo por Região Administrativa

LESTE (Santos Reis, Rocas, Ribeira, Praia do Meio, Cidade Alta, Petrópolis, Areia Preta, Mãe Luiza, Alecrim, Barro Vermelho, Tirol e Lagoa Seca) elegeu 14 delegados e as ações na área de Habitação (construção de Unidades Habitacionais de Interesse Social e Reassentamento de Famílias em Assentamentos Precários no Município do Natal) e Educação (construção, reforma e ampliação de Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIs).

OESTE (Quintas, Nordeste, Dix-sept Rosado, Bom Pastor, Nossa Senhora de Nazaré, Felipe Camarão, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Guarapes e Planalto) elegeu 16 delegados e focou suas ações na área de Habitação (construção de Unidades Habitacionais de Interesse Social e Reassentamento de Famílias em Assentamentos Precários no Município do Natal) e Educação (construção, reforma e ampliação de Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIs).

SUL (Lagoa Nova, Nova Descoberta, Candelária, Capim Macio, Pitimbu Neópolis e Ponta Negra) elegeu 12 delegados e apontou como prioridade ações na área de meio ambiente e infraestrutura urbana: drenagem e pavimentação, melhoria da iluminação pública e paisagismo das praças públicas.

NORTE (Lagoa Azul, Pajuçara, Potengi, Nossa Senhora da Apresentação, Redinha, Igapó e Salinas) elegeu 16 delegados e votou em três ações da área de Educação (construção, reforma e ampliação de Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIs) e infraestrutura urbana ( execução de obras de drenagem e pavimentação e obras de urbanização e drenagem de bacias e lagoas).