Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

25/06/2018 11:00
  • Guardas municipais passam por avaliação básica de saúde antes de iniciar patrulhamento

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) vem intensificando as ações desenvolvidas pelo “Programa Trabalhando com Saúde”, criado e operado pelo Núcleo de Apoio ao Servidor da Guarda Municipal do Natal (Nasgam). A ação contemplou mais de 40 guardas municipais que tiveram suas condições básicas de saúde avaliadas antes de sair para o serviço de patrulhamento nas ruas.

A atividade teve como foco os agentes que atuam na Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN). Na ocasião, a equipe de enfermagem do Nasgam avaliou o índice de glicemia de cada guarda, como também aferiu a pressão arterial dos agentes. Durante a ação foi possível identificar algumas alterações nos testes realizados, possibilitando assim indicações clínicas para que o servidor possa agir preventivamente.

Para o titular da Semdes, João Paulo Mendes, a iniciativa torna o ambiente de trabalho mais saudável e harmonioso, além de contribuir para que o servidor se sinta bem e tenha melhores condições para produzir mais e melhor. “A Semdes juntamente com o Nasgam criou e lançou o Programa Trabalhando com Saúde em outubro do ano passado e aos poucos as ações vêm sendo intensificadas com um olhar voltado ao bem-estar do servidor”, comentou.

O chefe de grupo de ação e coordenador do Nasgam, Alexandre Melo, elogiou a iniciativa do coordenador do Rope/GMN, Bruno Tavares, por ter a visão da importância dessa medida para a saúde do guarda municipal e explicou que os resultados colhidos servirão de base para o planejamento de ações realizadas pelo Núcleo unindo atividade física e nutrição dando uma atenção mais individualizada aos casos dos guardas identificados com alterações nas taxas de glicemia e na pressão arterial.

“Entendemos que antes do guarda municipal ir para rua uma providencia importante é a verificação do estado de saúde para que o mesmo esteja em condições favoráveis a uma boa prestação de serviço à população”, avaliou o coordenador do Nasgam.

O Nasgam é composto por agentes habilitados nas áreas de psicologia, enfermagem, nutrição, educação física e sociologia. Tem objetivo de oferecer apoio psicossocial e nutricional ao profissional de segurança pública da GMN. O Nasgam é responsável por avaliações psicossociais periódicas do efetivo, além de atuar no âmbito das relações profissionais agindo de forma permanente no apoio e orientação nas dificuldades envolvendo agentes da GMN e promovendo qualidade de vida no trabalho.