Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

12/07/2018 16:15
  • Prefeitura do Natal entrega brinquedos pedagógicos para os CMEIs
Manoel Barbosa

Com recursos do Programa Brasil Carinhoso, a Prefeitura do Natal entrega nesta sexta-feira (13), às 16 horas brinquedos pedagógicos para implementar e repor o acervo de todos os Centros Municipais de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. A solenidade contará com a presença do prefeito Álvaro da Costa Dias e da titular da SME, professora Justina Iva de Araújo Silva, vai acontecer no CMEI Padre Sabino Gentille, localizado na Rua da Garoupa, 365, Conjunto Parque das Dunas, no bairro Pajuçara, Zona Norte.

De acordo com o chefe do Setor de Materiais e Patrimônio da SME, Lucas Costa Freire Luzardo, a compra dos brinquedos foi realizada com recursos federais, do Programa Brasil Carinhoso. O valor total do investimento é na ordem de R$ 659.170,76. A aquisição dos brinquedos foi realizada pela empresa Brink Mobil Equipamentos Educacionais, após o processo de Ata de Registro de Preço. O Programa Brasil Carinhoso consiste na transferência de recursos financeiros para custear despesas com manutenção e desenvolvimento da Educação Infantil.

Foram comprados diversos tipos de brinquedos, dentre eles, teatro de fantoches, quebra-cabeça evolutivo, jogo de memória, conjunto com 20 instrumentos musicais, bingo do alfabeto, blocos lógicos, alfabeto móvel, conjunto de dominó de alfabetização, encaixes, conjunto de jogos, bonecas, bonecos, centopeia, bolas, conjunto de avião, sacolão criativo, bichos de tecido e conjunto caixa brinquedoteca. A seleção dos brinquedos foi realizada pela equipe de profissionais do Departamento de Educação Infantil, observando principalmente questões pedagógicas na utilização dos brinquedos pelas crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil.

Segundo a chefe do Setor de Planejamento e Avaliação da Educação Infantil, Sirleide Oliveira, os brinquedos serão distribuídos de acordo com a tipologia dos das unidades de ensino (número de turmas). Para a professora Sirleide Oliveira, “é importante que os Centros de Educação Infantil de Natal sejam espaços que garantam o direito de brincar, ampliando o repertorio de brincadeiras”.

Ainda de acordo com a professora Sirleide Oliveira, todos os brinquedos são de qualidade e apropriados para a faixa etária das crianças, de creche e pré-escola. “Levamos em consideração a segurança dos itens e a presença do selo do Inmetro, além da diversidade dos brinquedos para estimular o desenvolvimento dessas crianças”, garantiu.

“Ressaltamos a importância das relações das crianças com os brinquedos e os jogos educativos para o desenvolvimento das linguagens e formas de expressão, além da construção de habilidades, conhecimentos e valores sobre o mundo”, afirmou a diretora do Departamento de Educação Infantil da SME, professora Cristina Diniz Barreto de Paiva.