Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

13/07/2018 10:15
  • Aulas de xadrez na Rede Municipal auxiliam processo de ensino-aprendizagem

Jogo aliado no suporte pedagógico, o xadrez auxilia no desenvolvimento diversas habilidades como raciocínio lógico, concentração e boa memória. Tendo em vista esses benefícios, o esporte é ofertado na Rede Municipal de Ensino, fazendo parte das atividades de pelo menos 18 escolas. A modalidade é, inclusive, uma das 17 inseridas nos Jogos Escolares Municipais de Natal (JEMs).

De acordo com a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, professora Ednice Peixoto, a modalidade tem se expandido na Rede Municipal, que hoje conta com bons professores e grupos de prática da modalidade. “A Secretaria entende que com o xadrez o aluno desenvolve habilidades necessárias para o desenvolvimento de outras disciplinas e que também ajuda no desenvolvimento psicossocial do aluno”, explica.

Na Escola Municipal Vereador José Sotero, as aulas de xadrez acontecem há oito anos. Desde então, a unidade de ensino se destaca nos JEMs pelo desempenho de seus alunos enxadristas. “Todo ano a gente está entre os primeiros colocados”, afirma o professor Ronaldo Brito, que hoje atende cerca de 30 alunos entre 11 a 17 anos.

Apesar dos êxitos, o professor destaca a mensagem que sempre deixa a seus estudantes: “o principal não é ganhar, é participar e desenvolver o raciocínio, a capacidade de lógica”. Ronaldo explica que com o xadrez, os jovens aprimoram diversos aspectos: raciocínio, calma, silêncio, regras, o respeito. “E eles levam isso para a vida”, afirma.

Em suas aulas, o docente valoriza, ainda, a conexão entre alunos, misturando os que têm mais experiência e os iniciantes, para que aprendam uns com os outros. A prática é importante, ainda, no auxílio a conteúdos visto nas disciplinas básica. Ronaldo afirma que o xadrez está ligado à Matemática, Lógica, Geografia e História. “Temos exemplos de alunos que se destacam nos estudos, em sala de aula, por conta do desenvolvimento no xadrez”, afirma

O aluno Wanderson Lucas Silva, de 15 anos, foi campeão mirim por equipe nos JEMs. Ele participa do esporte há quatro anos, e explica: “Decidi fazer xadrez porque gosto muito de jogos de estratégia”. Wanderson afirma que na modalidade se pode adquirir mais paciência e desenvolvimento mental. Para o estudante, a motivação para continuar nas aulas é se superar, vencendo novos desafios a cada dia.

Maria Clara Nascimento, de 14 anos, também está no quarto ano de prática, tendo sido campeã mirim dos JEMS, individualmente e em grupo. Quanto às habilidades aprendidas com o jogo, destaca a paciência: “o xadrez exige muita paciência”. Maria Clara afirma que o esporte a auxilia no aprendizado da Matemática.