Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

16/07/2018 11:45
  • Professores da Rede Municipal de Ensino conhecem aldeia indígena no RN

A pedagoga Cláudia Alves Cavalcante é professora do 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Campos Godeiro. Neste sábado (14), ela que integra o grupo de professores da Rede Municipal de Ensino, participantes da formação pedagógica “Cenas de Leitura”, teve a oportunidade de vivenciar um dia de aprendizado na aldeia indígena Catu, que reúne atualmente 726 habitantes da etnia Potiguara, em uma área localizada entre os municípios de Goianinha e Canguaretama. A atividade pedagógica reuniu 40 professores de diversas escolas municipais.

“A partir de agora, minhas aulas sobre os povos indígenas terão outra perspectiva. A história que está nos livros didáticos tem uma ótica colonizadora. Aqui na aldeia Catu, eu conheci um pouco dessa história com outra perspectiva. A luta, a batalha de resistência e sobrevivência deles. Tudo isso é muito diferente do que está nos livros. Um aprendizado importante para quem está em sala de aula formando novos cidadãos”.

De acordo com a assessora pedagógica e professora formadora do “Cenas de Leitura”, Maria Deusa dos Santos, a aula de campo na aldeia indígena, concretiza um pouco do que os professores participantes do curso, que estudaram durante um módulo, a literatura indígena existente. “Pesquisamos e tivemos conhecimento da existência da comunidade indígena do Catu. Conhecer um pouco, saber da história deles, da sua cultura, das tradições, vai ampliar o repertório de conhecimento dos nossos professores”, destacando que é fundamental acabar com o estereotipo de que não existe povos indígenas no Rio Grande do Norte.

Os professores da Rede Municipal de Ensino foram recepcionados e guiados pelo cacique José Luiz Soares, conhecido como Luiz Catu. O cacique que também é pedagogo leciona na Escola Municipal João Lino, considerada a primeira escola indígena do Rio Grande do Norte. “Desejo que os professores tenham a perspectiva de tratar dos povos indígenas não apenas no passado, mas no presente e no futuro. Como estão vivendo atualmente, como é a interação das novas gerações com o mundo letrado e a tecnologia?” Luiz Catu deseja que “se quebre essa invisibilidade”. Na Escola Municipal João Lino os estudantes vivenciam o aprendizado estabelecido no currículo do Ensino Fundamental e o fortalecimento da Língua Tupi.

O curso “Cenas de Leitura tem o objetivo principal de democratizar a leitura nas escolas e trabalhar com a formação do leitor, buscando formar leitores ainda na infância. O curso acontece em etapas com aulas presenciais e vivenciais.