Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

16/07/2018 15:00
  • Começam as ações da V Campanha Nacional do Tracoma, Hanseníase e Verminose em Natal

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia nesta segunda-feira (16) as ações da V Campanha Nacional do Tracoma, Hanseníase e Verminose, que dura até sexta-feira (20). Esta é a última fase da campanha, que se iniciou com a mobilização e a capacitação dos profissionais envolvidos agora nas ações.

 

 

A Campanha Nacional do Tracoma, Hanseníase e Verminose tem como objetivo dialogar com crianças entre 5 e 15 anos de idade, esclarecendo sobre os sintomas e sinais das doenças citadas acima. Além da identificação de sinais, também é orientado, através de rodas de conversa, sobre como melhor se proteger dos possíveis agravos.

 

 

Em Natal, as ações estão sendo realizadas em 13 escolas do município, distribuídas pelos Distrito Sanitário do município. Também são realizados exames de pele, para identificar a hanseníase, e exames oculares, para o caso do tracoma. Ainda estão sendo administrados remédios antiparasitários, com o intuito de reduzir a carga parasitária nos alunos.

 

 

A Hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria e suas principais consequências são as lesões dos nervos periféricos e diminuição de sensibilidade da pele. O Tracoma também é uma doença bacteriana, que se não tratada pode prejudicar a visão e até causar cegueira. Já as verminoses são diversas infecções causadas por parasitas e podem ter como sintomas dores de barriga, diarreia, palidez, anemia e perda de peso. Durante as ações, todas as crianças que apresentam sintomas dos agravos acima são encaminhadas para o tratamento adequado.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css