Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

08/08/2018 16:15
  • Semtas inaugura Novas Instalações da Unidade de Acolhimento I em Natal
Divulgação Semtas

Com o objetivo de proporcionar melhores acomodações para as crianças acolhidas, oferecendo um espaço mais acolhedor, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), inaugura nesta quarta-feira (08), às 15h, as novas instalações da Unidade de Acolhimento Institucional I, no bairro de Lagoa Nova

A cerimônia de inauguração contará com a presença da Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), Ilzamar Pereira, do promotor da Infância e da Juventude de Natal, Manoel Onofre Neto, da Secretária da Municipal de Políticas para as Mulheres (Semul), Andréa Ramalho e demais autoridades.

Coordenada pelo Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), cuja finalidade é melhorar a qualidade do trabalho oferecido às crianças que se encontram sob os cuidados do município, a Unidade de Acolhimento I faz parte do Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Sua capacidade de atendimento é de até 20 crianças, na faixa etária de 0 a 06 anos. Atualmente, a Unidade I acolhe cerca de 30 crianças.

Eventualmente, também recebemos adolescentes afastados do convívio familiar, em situação de risco pessoal e/ou social oriundos do muncípio de Natal, encaminhados mediante guia de acolhimento expedido por determinação judicial”, explica a chefe do setor de Alta Complexidade da Semtas, Anyolle Borges,

O funcionamento da Unidade de Acolhimento Institucional I, é ininterrupto (24h), com cuidadores trabalhando em dois turnos de doze horas. A equipe técnica também é composta por Assistentes Sociais, Psicólogo, Pedagogos, Assistentes Administrativos, além de auxiliar de serviços gerais, cozinheira, vigia e motoristas.

Adoção

Em maio deste ano, oTribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN) lançou um site para pessoas interessadas em adoção conhecerem as crianças adolescentes que estão aptos para serem adotados no estado potiguar.

O projeto denominado “Eu Existo” é um espaço para as pessoas tirem dúvidas sobre o processo de adoção, mas também disponibiliza vídeos em que as crianças e adolescentes se apresentam e dizem o que esperam de uma família. As informações estão disponíveis no site: euexisto.tjrn.jus.br

Dados recentes, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Natal, indicam que entre 2015 e 2017 aumentou em 25% a quantidade de adoções em Natal.Hoje, na capital, existem 12 crianças e adolescentes aptas para serem adotadas.

O TJ-RN lembra também que a Maternidade Escola Januário Cicco dispõe de uma equipe interdisciplinar para atender a mães que desejem entregar seus filhos para adoção.