Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

17/08/2018 15:00
  • Guia de Serviço da prefeitura é um forte aliado do cidadão na busca de informação

O cidadão que necessita de informações sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal do Natal tem um forte aliado na internet: o Guia de Serviços, uma ferramenta on line que torna possível encontrar informações detalhadas sobre os serviços da administração municipal.

O Guia também inclui a localização dos equipamentos públicos e a descrição do tipo de serviço ofertado, o horário de atendimento nesses equipamentos e os documentos necessários para acessar o serviço. Ele foi elaborado e é coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA), e pode ser acessado, desde março deste ano, pelo site da Prefeitura do Natal (https://www.natal.rn.gov.br/sempla/guiaservicos/).

"O Guia é uma ferramenta muito importante, pois possibilita que o cidadão consulte as informações sobre os serviços por área temática, órgão responsável, bairro e perfil do usuário", explica a secretária Adjunta de Planejamento, Joanna Guerra. Ela aponta outro facilitador: a pesquisa será realizada a partir da indicação do perfil em que melhor se enquadra o usuário do Guia, como cidadão, servidor, empresário e/ou turista.

Para navegar pelo Guia de Serviços, o cidadão poderá utilizar o sistema de filtros implantado para facilitar a busca de informações sobre o serviço desejado, o qual possibilita buscas simples e avançadas, como aquelas por Área temática, Órgão responsável, Bairro e Perfil.

As informações constantes no Guia de Serviços são atualizadas a cada três meses, pelos Órgãos responsáveis pela prestação direta dos serviços, em todas as áreas. Na aba Cadastro no Guia de Serviços, o cidadão usuário poderá apontar a ausência de informação não encontrada.

As informações-padrão apresentadas no Guia de Serviços da Prefeitura do Natal são: perfil do usuário; nome do serviço; órgão responsável; área temática; descrição do serviço; link para atendimento online; equipamentos do serviço; público-alvo; tarifa; etapas para acesso ao serviço; principais etapas da prestação do serviço; documentos necessários; legislação/norma que regula a prestação do serviço; observação; links úteis; destaque; e anexos.