Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

23/08/2018 12:00
  • Semtas promove Ação Educativa na Feira da Agricultura Familiar para marcar Dia do Nutricionista

Para marcar o Dia do Nutricionista celebrado nesta sexta-feira (31), a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), por meio do Departamento de Segurança Alimentar (DSA), realiza Ação Educativa, das 08h às 10h, na Feira da Agricultura Familiar, localizada na Praça das Flores, no Bairro de Petrópolis.

Uma equipe formada por Nutricionistas, Técnicos e Assistentes Sociais, vai orientar a população sobre o risco de consumo de alimentos convencionais, tradicionalmente cultivados com utilização de fertilizantes químicos e agrotóxicos (herbicidas, inseticidas, entre outros).

Mais do que comemorar esta data tão especial, a ação visa valorizar a economia solidária e a agricultura familiar, incluída na feira, principal parceira da produção de alimentos sadios, orgânicos ou de base agroecológica, oriundos da Grande Natal e acessíveis ao público natalense, explica a diretora do DSA, Elisângela Teixeira

Coordenada pela Semtas, com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), a Feira da Agricultura Familiar é a principal doadora de frutas, hortaliças e legumes ao banco de alimentos de Natal, que distribui, semanalmente, os itens recebidos a entidades socioassistenciais cadastradas.

Faço questão de parabenizar todos os profissionais nutricionistas não só pela data, mas pelo trabalho de excelência realizado pela equipe que compõe o Departamento de Segurança alimentar da Semtas. Ressalto aqui, o apoio e o importante trabalho educativo nutricional tão bem executado pelos profissionais na comunidade e nas unidades descentralizadas desta Secretaria”, destaca a Secretária titular da Semtas, Ilzamar Pereira.

Em Natal, as Feiras da Agricultura Familiar são realizadas todas as quartas e sextas-feiras, das 05h30 às 10h, em Capim Macio e Petrópolis, respectivamente. As duas feiras contam com a participação de cerca de 30 produtores da região metropolitana de Natal, dos municípios de Macaíba, Extremoz, Ceará-Mirim, comercializando produtos como hortaliças, verduras, frutas, queijo, galinha e ovos caipiras, bolo, tapioca, carne de sol, carne de cordeiro e linguiça do sertão.

O volume de alimentos comercializados chega a 10 toneladas por semana e calcula-se um público em torno de mil pessoas por semana nas duas feiras.Dentro deste programa, existe ainda o incentivo ao cultivo de hortas urbanas, com orientações à população, em espaços como os Centros de Referênciada Assistência Social (CRAS), e que devem se expandir cada vez mais, segundo previsão da direção do Departamento de Segurança Alimentar.

A Ação Educativa alusiva ao Dia do Nutricionista também será realizada na quarta-feira (29), das 08h às 10h, na Feira da Agricultura Familiar, em Capim Macio.

Segurança Alimentar

Além das Feiras da Agricultura Familiar, o trabalho do Departamento de Segurança Alimentar da Semtas envolve ainda o Programa de Banco de Alimentos, o Programa Sopa Solidária, além de orientações sobre cultivo de hortas em espaços públicos.

O DSA é responsável ainda, por meio da Central de Abastecimento, pela distribuição de 39 toneladas de alimentos por mês para 55 unidades descentralizadas na cidade. Além disso, distribui lanches para 55 grupos de idosos de diversos bairros de Natal.

O Banco de Alimentos, segundo dados do Departamento de Segurança Alimentar, funciona com a arrecadação junto a empresas que comercializam alimentos que ainda são próprios para consumo, mas que estão fora do padrão de comercialização. Esses alimentos são selecionados e distribuídos para 12 instituições cadastradas pela Secretaria. Atualmente, são arrecadados cerca de 250 quilos semanalmente.

O programa Sopa Solidária vem sendo desenvolvido desde 2014, e gradualmente vem ampliando seu alcance. Por mês, atualmente, são distribuídas 20 mil porções de sopa substanciosa, feita com frango ou músculo, massa e vegetais, acompanhada de pão em sua distribuição. Os bairros já atendidos por este programa são Vila Paraíso, Santos Reis, Nossa Senhora da Apresentação, Câmara Cascudo, Vila de Ponta Negra, Boa Esperança, Planalto, África, Cidade Nova, Guarapes e Felipe Camarão. O Sopa Solidária atende a população, nas áreas de maior vulnerabilidade social, com distribuição para cinco mil pessoas, semanalmente.

O Departamento de Segurança Alimentar da Semtas ((DSA) , responsável pela gestão dos programas, também visita as comunidades para orientar a população sobre a melhor maneira de se manipular os alimentos e como evitar desperdício.

Com esses projetos, a Semtas segue o que preconiza o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), atuando nos eixos de produção, comercialização e consumo.