Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

03/09/2018 12:00
  • "ObservaNatal” disponibiliza informações sobre metas prioritárias da gestão da cidade

Ficou mais fácil para a população acompanhar as ações da gestão municipal da cidade do Natal! A Prefeitura disponibilizou o Portal ObservaNatal (www.natal.rn.gov.br/sempla/metas), uma plataforma gerencial e de informação que, tendo por base o Plano Plurianual (PPA) Participativo, visa a dar publicidade às metas prioritárias para o período de 2018 a 2021.

“O ObservaNatal demonstra a responsabilidade e o compromisso que a Prefeitura tem com a gestão pública e com o povo de Natal, pois amplia a transparência administrativa ao assegurar ao cidadão o direito ao acesso à informação, à participação e possibilita o controle social das ações da gestão”, argumentou o prefeito Álvaro Dias.

O portal disponibiliza informações sobre 114 metas prioritárias, nas áreas de Saúde, Educação, Desenvolvimento e Inclusão Social, Esporte e Lazer, Cultura, Turismo, Emprego e Renda, Infraestrutura Urbana, Habitação e Meio Ambiente, entre outras. Utiliza sistema de filtros que facilita a busca e oferta, ainda, a possibilidade do usuário se cadastrar para receber notificações de alteração sobre determinada meta.

O ObservaNatal foi desenvolvido e é gerenciado pela Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA). É o resultado, por extensão, do modelo participativo adotado para a feitura do Plano Plurianual, que privilegiou a integração dos órgãos municipais e a participação social. Segundo a secretária-adjunta de Tecnologia da Informação, Carolina Barbosa, “ao buscar a participação democrática e a integração das políticas públicas, o portal também contribui para se ter uma gestão cada vez mais eficiente, efetiva e eficaz, que atenda, de fato, às reais necessidades do cidadão natalense”.

O Plano Plurianual (PPA) Participativo 2018-2021, instituído pela Lei Municipal nº 6.704 de 01 de agosto de 2017, foi organizado em três grandes eixos: Desenvolvimento Humano, Cidadania e Participação Social; Desenvolvimento Urbano e Metropolitano; e Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Resiliente.

Os eixos são formados por doze programas: viver com saúde; educando para a cidadania; assistência e desenvolvimento social; vida ativa; cultura na cidade; reafirmando direitos; juventude integrada; segurança urbana; gestão legislativa; desenho da cidade; desenvolvimento econômico e ciência, tecnologia e inovação.