Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

10/09/2018 11:56
  • Semtas promove I Seminário Intersetorial do Programa Bolsa Família em Natal

Para fazer parte do programa Bolsa Família é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Com base nas informações do cadastro, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) avalia se a família tem ou não perfil para entrar no programa. Já o valor repassado varia conforme o número de membros da família, idade e renda declarada. Para esclarecer este e outros assuntos referentes ao programa Bolsa Família e o Cadastro Único, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), por meio do Departamento de Proteção Social Básica, promove nesta terça-feira (11), das 8h às 16h, o “I Seminário Intersetorial do Programa Bolsa Família”. O evento será no no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), bairro Nossa Sra. de Nazaré.

O objetivo do Seminário é fortalecer a articulação intersetorial na gestão do Programa Bolsa Família no município de Natal, prioritariamente entre Assistência Social, Educação e Saúde.

“Os profissionais envolvidos com os beneficiários do Programa Bolsa Família devem trabalhar integrados para garantir a qualidade do acompanhamento, com vistas a atingir a finalidade proposta nas diretrizes do programa. Deste modo o encontro trata de temas relevantes, dos quais: o Acompanhamento das Condicionalidades do programa Bolsa família entre a Assistência Social, Saúde e Educação é um deles”, explica a chefe do Cadastro Único da Semtas, Milene Maria Souza.

Cadastro Único e Bolsa Família

O Cadastro Único para Programas Sociais reúne informações socioeconômicas das famílias brasileiras de baixa renda – aquelas com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Essas informações permitem ao governo conhecer as reais condições de vida da população e, a partir dessas informações, selecionar as famílias para diversos programas sociais.

O Bolsa Família é um programa de transferência condicionada de renda que beneficia famílias pobres e extremamente pobres, inscritas no Cadastro Único.

“O Cadastro Único tem por objetivo retratar a situação socioeconômica da população no município de Natal/RN. Esta ferramenta permite o mapeamento e identificação das famílias de baixa renda, possibilitando conhecer as principais necessidades da população pobre e/ou extremamente pobre subsidiando a formulação e a implantação de políticas públicas. A utilização do Cadastro Único proporciona maior abrangência dos programas sociais, como o Bolsa Família, além de identificar os potenciais beneficiários e evitar a sobreposição de programas para uma mesma família”, explica a titular da Semtas, Ilzamar Pereira.

A revisão cadastral é uma das rotinas de controle do Bolsa Família que tem mantido o foco do programa de transferência de renda nos mais pobres. Ela se repete todos os anos. Por meio desse processo, cada família deve atualizar seus dados a cada dois anos e são chamadas, por meio de carta e do extrato do pagamento, a comparecer aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou às sedes do Cadastro Único, em Lagoa Nova e Igapó.

Confira a programação do I Seminário Intersetorial do Programa Bolsa Família em Natal:

08 h – Credenciamento

08h40 – Apresentação Cultural

09h – Solenidade de Abertura:

Mesa: Álvaro Dias – Prefeito Municipal do Natal

Ilzamar Silva Pereira – Secretária Municipal do Trabalho e da Assistência Social

Representante do Conselho Municipal de Assistência Social

Rita Xavier - Coordenadora do Bolsa Família na Saúde (SMS);

Edineuza Monteiro - Coordenadora do Bolsa Família na Educação (SME)

10h – Conhecendo… Cadastro Único e o Programa Bolsa Família | Daisy Leila Guilhermino - Diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Semtas;

10h40 – Acompanhamento das Condicionalidades da Educação | Edineuza Monteiro - Coordenadora do Bolsa Família na Educação (SME),

11h20 – Acompanhamento das Condicionalidades na Saúde | Rita Xavier Barbosa - Coordenadora do Bolsa Família na Saúde (SMS);

12h00 – Almoço

13h30 – Acompanhamento das Condicionalidades na Assistência Social – Relato de Experiência do CRAS

14h – Relato de Experiência da Unidade Móvel do Cadastro Único

14h30 – Oficinas Colaborativas