Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

02/10/2018 16:30
  • Semtas promove Seminário em alusão ao Dia Internacional do Idoso

No dia 1º de outubro se comemora o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para marcar a data, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), por meio do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), promove nesta quinta, dia 04 de outubro, o Seminário alusivo ao Dia Internacional do Idoso, das 08h às 12h, no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), bairro Nazaré.

 

A solenidade de abertura conta com a presença do Prefeito Municipal do Natal, Álvaro Dias, da Secretária titular da Semtas, Ilzamar Silva Pereira, da Diretora do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), Daisy Leila Oliveira Guilhermino, da representante do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Rossana Mota Costa, além de representantes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde, do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), e dos Centros de Convivência Marly Sarney e Ivone Alves.

 

O objetivo deste seminário não é somente homenagear a pessoa idosa. Nossa busca é qualificar a política de proteção ao idoso determinada por lei, com ações continuadas e com a participação de todos, do poder público e da sociedade em geral. É preciso sensibilizar a sociedade para a necessidade de proteger, dar atenção e cuidar da população idosa. Através do Serviço de Fortalecimento de Vínculos buscamos acolher os idosos com ações específicas para eles. Durante o ano todo, são realizadas diversas atividades artísticas, culturais, manuais e desenvolvidos temas sobre direitos, programas sociais, segurança alimentar e nutricional, que contribuem no desenvolvimento da autonomia e sociabilidade do idoso, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário, além da prevenção de situações de risco social”, ressalta a titular da Semtas, Ilzamar Pereira.

 

Em Natal, o SCFV é realizado nos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos existentes na área de abrangência dos Centros de Referência da Assistência Social ( CRAS). Atualmente, 3195 idosos são assistidos pelo município, por meio da Semtas.

 

Estatuto

 

O Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003 ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos.

 

Uma das garantias dada pelo Estatuto foi a Carteira do Idoso. Desde 2003, o documento dá o direito de adquirir passagens interestaduais nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário gratuitas ou com desconto de, no mínimo, 50%. Para emitir a carteira, o idoso deve procurar o CRAS do município, onde será inscrito no Cadastro Único e receberá o Número de Identificação Social (NIS). Com esse número, o CRAS poderá solicitar a carteira por meio do sistema Carteira do Idoso. Caso a pessoa já tenha seus dados no Cadastro Único, a equipe verifica o NIS existente e solicita o documento. Outras dúvidas também podem ser solucionadas pelo número 0800 282-4747, gratuitamente.

Confira a programação do I Seminário alusivo ao Dia Internacional do Idoso, no Cemure:

 

8h – Credenciamento

 

8h40 - Apresentação Cultural (Grupo de Danças Populares do Centro de Convivência para Pessoa Idosa – Marly Sarney)

 

9h - Solenidade de Abertura:

 

  • Álvaro Costa Dias - Prefeito Municipal do Natal
  • Ilzamar Silva Pereira – Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social – Semtas;
  • Daisy Leila O. de A. Guilhermino – Diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Semtas;
  • Rossana Mota Costa - Representante do Conselho Municipal do Idoso (CMI);
  • Representante da Secretaria Municipal de Educação (SME);
  • Representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS);
  • Cícero Francisco de Souza – usuário do Centro de Convivência para Pessoa Idosa Ivone Alves;
  • Cleonice Martins de Oliveira – usuária do Centro de Convivência para Pessoa Idosa Marly Sarney

 

9h20 – Convivência Ativa – “O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na Política de Assistência Social”, Prof.ª Nívia Lúcia de Andrade Oliveira – Mestre em Psicologia e Psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de São Paulo do Potengi/RN, professora no curso de Psicologia da Universidade Potiguar (UNP), membro da Comissão de Assistência Social (CAS) do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP/RN);

 

10h15 – Coffee break

 

10h30 – Apresentação Cultural: “O Melhor Grupo de Teatro do Mundo”, do Centro de Convivência para Pessoa Idosa – Ivone Alves;

 

10h45 – “A Política Nacional de Assistência Social, o Sistema Único de Assistência Social e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.”

Auricélia Bento – Assistente Social especialista em Assistência Sociojurídica e Segurança Pública e Coordenadora do CCPI Marly Sarney;

 

11h05 – Trabalho em Rede: “A Relevância das Ações Articuladas e Integradas para o Fortalecimento do SUAS.”

Sâmia Gomes – Assistente Social do CCPI Ivone Alves, especialista em Intervenção Social e Políticas Públicas;

 

11h25 – Relato de Experiência de Referenciamento a Grupos de Idosos do SCFV pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Mãe Luiza.

Veriana de Macedo Amaral – Assistente Social especialista em Serviço de Saúde Pública;

Suzana Rodrigues de Carvalho – Psicóloga especialista em Avaliação Psicológica e Psicologia Social;

 

12h - Encerramento

 

 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css