Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

13/11/2018 16:00
  • SEMUL realiza a premiação dentro da programação dos projetos Mulheres da Paz e Protejo

Dentro da programação dos projetos Mulheres da Paz e Protejo, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL), será realizado nesta quarta-feira (14/11) o evento premiação do concurso de redação e desenho “Paz para além de uma palavra”, às 9h, na Escola Municipal Prof. Waldson Pinheiro, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte e Natal.

O concurso foi promovido pela SEMUL em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) e Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE). O objetivo foi estimular a discussão entre crianças e jovens da Rede de Ensino Municipal do bairro de Nossa Senhora da Apresentação sobre uma cultura de Paz. Os estudantes foram estimulados a elaborar tanto redações quanto pinturas que transparecessem o respeito à mulher e que valorizassem uma cultura de paz na comunidade.

Os primeiros e segundos colocados de cada categoria receberão notebooks de última geração, kits de brinquedos educativos e bicicletas. Os professores dos alunos premiados receberão um Kindle tela de 6" com tecnologia Ink Pearl™. Neste concurso, a SEMUL contou com a parceria do Grupo 3 Corações.

Segundo a secretária Andrea Ramalho, a ideia do concurso foi incentivar os professores a discutirem em suas aulas questões cotidianas que envolvem atos de violência praticados contra minorias, em especial contra as mulheres, suscitando reflexões e debates de como se pode agir individual e coletivamente para diminuir ações dessa natureza.

“Importante destacar e agradecer a parceria do Grupo 3 Corações, detentora de várias marcas, entre as quais o Café Santa Clara. O grupo doou todos os prêmios para os alunos que tiveram seus trabalhos escolhidos nos primeiros e segundos lugares de cada categoria, como também os prêmios para os professores dos alunos premiados. Foi uma parceria inovadora e que demonstra a prática de empreendedorismo social por parte do grupo”, destacou a secretária Andréa Ramalho.

Mulheres da Paz e Protejo

O Projeto Mulheres da Paz visa capacitar mulheres atuantes na comunidade para que sejam mediadoras sociais, a fim de valorizar as práticas políticas e socioculturais desenvolvidas por e para elas. Tem também a incumbência de fortalecer redes de prevenção à violência doméstica e familiar e o enfrentamento às violências que compõem a realidade local envolvendo jovens e mulheres.

O projeto Protejo vai selecionar e acompanhar jovens entre 15 e 24 anos em situação de risco ou vulnerabilidade familiar e social, egressos do sistema prisional ou cumprindo medidas socioeducativas. O objetivo é despertar no jovem suas potencialidades, aprimorar conhecimentos e habilidades, oportunizar acesso a tecnologias, apresentar alternativas para o seu crescimento social e pessoal, a partir de atividades que buscam resgatar a sua autoestima, além da convivência não violenta e solidária.

O bairro de Nossa Senhora da Apresentação detém altos índices de violência, por isso, foi escolhido para a implantação dos projetos, que contam com o apoio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) do Ministério da Justiça.