Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

13/11/2018 15:45
  • Equipe da SME participa de formação sobre as novas demandas da Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Natal em parceria com a Mind Lab Brasil promoveu uma formação sobre as novas demandas da Educação, nesta segunda-feira (13), para as chefias de setores e dos departamentos de Educação Infantil (DEI), Ensino Fundamental (DEF), Atenção ao Educando (DAE) e Gestão Escolar (DGE), além dos assessores pedagógicos da SME. A formação ocorreu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

O encontro contou com a palestra “BNCC e o desenvolvimento de habilidades”, ministrada pela diretora pedagógica da Mind Lab Brasil, Sandra Garcia, e as participações da titular da SME, professora Justina Iva de Araújo Silva e da adjunta de Gestão Pedagógica, professora Judineide Domingos Campos de Souza.

A diretora pedagógica da Mind Lab Brasil, Sandra Garcia, explica que na formação foram estudadas algumas demandas de preparação das equipes que vão implementar o movimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas competências. “No encontro refletirmos a importância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais desses diferentes atores no processo de implementação, ou seja, o que estamos fazendo de prático também para pensar no desenvolvimento das habilidades dos gestores, professores, assessores e coordenadores pedagógicos para que fosse concreto neste momento de implementação da base”, disse.

Para a professora Sandra Garcia, é importante que todo o time da Educação do Município de Natal tenha a oportunidade e participe também desse momento de consciência do desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Ela também abordou a importância da família, o quanto a unidade de ensino deve proporcionar momentos de integração entre a escola e os familiares, para que seja um momento de reverberar para toda a sociedade.

“A base é um movimento para a construção de uma sociedade melhor e mais justa. A escola faz sua parte, a criança e a família também. É importante trabalharmos também a autonomia dos estudantes, que são quesitos importantes para a implementação, preparar o aluno para construir o futuro e a importância da leitura nas escolas”, resumiu Sandra Garcia.

Durante a formação ainda foram estudados: o desenvolvimento das habilidades, o trabalho em equipe, o desenvolvimento socioemocional na Educação Básica, as competências gerais da BNCC e as ações na escola, as funções executivas e a inteligência e o processo de mediação. Para a diretora pedagógica, razão e emoção caminham juntas. “Desenvolver o pensamento ajuda a equilibrar as reações emocionais, ao mesmo tempo que o amadurecimento emocional colabora no desenvolvimento da inteligência”.

Para a professora Judineide Domingos, o encontro foi de suma importância para os assessores pedagógicos e chefias da SME. “A formação para a equipe da Educação, foi de grande importância para aumentar nossos conhecimentos e entendermos na prática as questões socioemocionais. Já trabalhamos em parceria com a Mind Lab, o desenvolvimento do programa MenteInovadora em 17 unidades de ensino da Rede Municipal”. Ao final do encontro todos os presentes ainda participaram do jogo de tabuleiro e raciocínio lógico chamado “Ratinhos”.