Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

13/11/2018 18:00
  • Programação do Enconat abre espaço para corais infantis

A Escola Municipal Professora Tereza Satsuqui Aoqui de Carvalho, recebeu na manhã desta terça-feira (13), o concerto infanto-juvenil “Tralalando”, dentro da programação do 24º Encontro de Corais da Cidade do Natal e o 16º Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat). O concerto contou com a participação de corais de cinco escola da Rede Municipal de Ensino e dois corais convidados. O evento aconteceu na quadra da escola localizada na Rua Serra da Jurema, 22 Pitimbu, com a presença de toda comunidade escolar.

Se apresentaram integrando o projeto “Tralalá” que acontece nas escolas da Rede Municipal de Ensino as seguintes unidades: E. M. Professor Berilo Wanderley, E. M. Professor, Ascendino de Almeida, E. M. Professor Amadeu Araújo, E. M. Santa Catarina e a escola anfitriã, além dos corais convidados “Vozes do Coração (IERC-RN) e o coral infantil do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Diversas canções populares infantis e de cantores/compositores como Roberto Carlos e Vanessa da Mata, foram interpretadas pelas crianças e adolescentes.

O projeto “Tralalá” começou em 2003 e tem como objetivo difundir o canto coral e estimular as escolas a criarem seus próprios corais. A professora Rosangela Albuquerque, coordenadora do Enconat, explicou que a ideia partiu da própria comunidade escolar e foi uma reivindicação dos alunos. “Quando o Coral Sons da Terra visitava nossas escolas, alunos sempre perguntavam como fazer para participar de um coral. Então, foi daí que surgiu o projeto Tralalá”, destacando que o “Tralalando” dentro da programação do Enconat é a oportunidade de divulgar o trabalho realizado pelos professores dentro das escolas para o público. A professora Rosangela Albuquerque

Presente ao evento, a titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva participou da abertura do Tralalando e avaliou que o evento é uma atividade lúdica e rica de cultura. “A música hoje é de fundamental importância, inclusive tem um componente terapêutico, e na medida em que nossas crianças cantam, se encantam e nos encantam. Tem um contexto extremamente importante como uma atividade educativa, muito positiva que as escolas desenvolvem”

A professora Deise Crispim que trabalha no coral da E. M. Professor Berilo Wanderley disse que quando entrou na escola em 2012, reativou o coral que existia e já tem participado de vários outros encontros, seminários e eventos da Secretaria Municipal de Educação de Natal quando o coral é convocado. “Já cantamos até com o músico Nando Cordel quando ele veio a um evento natalino e soube que nós cantávamos uma música dele. Então, o coral vem participando ativamente e tem despertado o interesse e o gosto das crianças pela música coral”.

A aluna Rita de Cássia Soares da Silva, da E. M. Professora Tereza Satsuqui Aoqui falou que gosta muito de cantar no coral da escola. “É uma imensa alegria participar do coral da escola. Estou sempre descobrindo novas músicas. Atualmente a minha preferida é O Sol do cantor Vitor Kley”.