Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

14/11/2018 09:45
  • 1° Fórum de Atenção Básica do Distrito Oeste discute cuidados compartilhados no pré-natal

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira (13), o 1° Fórum Distrital de Atenção Básica, no Distrito Sanitário Oeste (DSO), no auditório da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com o tema “Pré-natal e Cuidados Compartilhados”, escolhido pelo distrito para este primeiro encontro. Cerca de noventa participantes entre profissionais, gestores e usuários além de representantes do Conselho Municipal de Saúde.

A programação do Fórum Distrital da Atenção Básica do Distrito Oeste contou com o acolhimento, a abertura e apresentação do território, feita pela gerente o Distrito Sanitário Oeste, Francisca Francinete Medeiros; apresentação do sobre a mortalidade infantil por um representante do Departamento de Vigilância à Saúde (DVS); encaminhamentos; e, propostas.

Para a gerente do DSO, Francinete Medeiros, os fóruns são importantes por ser um espaço de discussão com gestão, funcionários e usuários. “Estamos aqui numa ação compartilhada escutando também a população. Isso só tem a acrescentar para melhorar a qualidade da atenção básica” completou Francinete. O Fórum proporcionou aos usuários explicitar suas dificuldades e experiências negativas e positivas em seus atendimentos, sugestões e relatos foram todos escutados para tomadas de decisões posteriores, com o propósito de melhorar a assistência na atenção básica.

Os Fóruns Distritais são momentos de diálogo entre representantes da comunidade, de gestores e de servidores das Unidades Básicas de Saúde de cada Distrito.

Os encontros estão acontecendo desde outubro, seguindo durante este mês. O Fórum do Distrito Sanitário Norte II, acontece no próximo dia 28 faltando e Distrito Leste no dia 30 de novembro. Após a finalização de todos os fóruns distritais, será realizado um fórum geral. Os fóruns são uma preparação para as pré-conferências distritais, que antecipam as conferências municipal, estadual e nacional de saúde.