Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

16/11/2018 13:30
  • Homenagens e Irreverência são destaques na segunda noite do Enconat

A noite de quinta-feira (15) foi de muita animação no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) durante o segundo concerto oficial do 24º Encontro de Corais da Cidade do Natal e 16º Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat). Na programação a apresentação de 12 corais.

Um dos momentos marcantes da noite foi o encontro do Coral Vox Marias, de Brasília (DF) com o Coral Municipal Sons da Terra (anfitrião do evento). Regido pelo maestro e arranjador Eduardo Dias Carvalho, o Coral Vox Marias - também formado só por mulheres – convidou o Sons da Terra para dividirem o palco na execução do clássico “Argumento” de Paulinho da Viola.

“Foi uma experiência singular. Tivemos a oportunidade de vivenciar um momento de cantar com outro grupo sem ter ensaiado, além de termos sido regidas pelo maestro Eduardo Carvalho, junto com nossa maestrina Rosangela Albuquerque. Vamos guardar esse momento para sempre”, conta a professora e contralto Márcia Praxedes, integrante do Coral Sons da Terra.

O Coral Harmus também de Natal, regido por Janilson Batista da Silva também prestou uma homenagem cantando canções com arranjos do maestro Eduardo Dias Carvalho. Natural do Rio de Janeiro e radicado em Brasília, Eduardo Dias Carvalho é referência no canto coral.

Participante da segunda noite do Enconat, o Grupo Acorde (Natal-RN) levou irreverência ao palco com releitura do clássico “Divino Maravilhoso” de Caetano Veloso e Gilberto Gil, e a junção de “Infiel”, de Marília Mendonça com “And I Love Her”, de Paul MacCartney.

Para o barítono do Grupo Acorde, Fabiano Romeiro, o Enconat já se tornou uma referência para Natal. “Quando surge um encontro como este completa em muito o nosso aprendizado. Música sempre é algo para se celebrar. Durante o evento conseguimos sentir muita emoção”, relata o músico que integra o Grupo Acorde desde 1997. Fabiano Romeiro afirma a importância da música na vida dele. “A música coral para mim é sinal de concentração e prazer ao mesmo tempo” .

Se apresentaram no segundo concerto oficial do Enconat os seguintes grupos: Coro da Capo (Parnamirim-RN), Coral Doce Vida (Salvador-BA), Coral Vozes do Potengi (Natal-RN), Coral Voz do Amor (Natal-RN), Coral Vox Maria (Brasília-DF), Coral da Assembleia Legislativa do RN (Natal-RN), Coral Harmus (Natal-RN), Coral Santa Cecília (Natal-RN), Grupo Acorde (Natal-RN), Coral da Fecomércio (Natal-RN), Coral NatalCard (Natal-RN), Coral Canto do Povo (Natal-RN).