Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

16/11/2018 17:03
  • Ação de conscientização à diabetes da SMS atrai grande público nos Shopping Natal e Cidade Jardim

Para Celebrar o Dia Mundial do Diabetes, Prefeitura Municipal do Natal e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Distrito Sanitário Sul, promoveu na última quarta-feira (14), das 10h às 22h, no Natal Shopping, uma ação de conscientização para combater e prevenir a população sobre a diabetes. O evento contou com a parceria da Associação Brasileira de Endocrinologia o DNA Center e outros apoiadores. Antecipando a data de alerta da diabetes, foi realizado a conscientização na segunda (12), no Shopping Cidade Jardim, tendo uma grande aceitação do público de Natal.

De acordo com dados da SMS nos dois dias foram realizados 3.181 atendimentos, sendo 1.099 testes de glicemia, 624 testes rápidos, 58 prescrições de PSA, 29 fundoscopia,  725 orientações e consultas nutricionais e 155 antropometrias.

A chefe chefe do Setor de Ações Programáticas da SMS, Jéssica Sales explicou que a data é um alerta para a população cuidar da saúde, com mudanças de estilo de vida,  adotando hábitos saudáveis. “Foi uma ação de intensificação muito significativa para conscientizar a população sobre a diabetes, além sífilis e HIV e outras doenças. Utilizamos a data  como marco para sensibilizar as pessoas para cuidarem de sua saúde. É um dia alusivo a diabetes, mas esperamos que as pessoas criem o hábito de cuidar de sua saúde durante todo o ano de forma integral”.

Cerca de trinta profissionais estiveram envolvidos nas consultas médicas promovidas pela ação, tendo a participação de endocrinologistas, dermatologistas, estudantes de medicina e estagiários, nutricionistas, entre outros. Os profissionais de saúde participaram com orientação sobre alimentação saudável, testes de glicemia, teste rápido de HIV/Sífilis, antropometria (medidas do corpo), prescrição de PSA - detecção de alterações da próstata, orientação sobre o autocuidado e verificação de pressão arterial, entre outras atividades para à população.

“Foram dadas orientações básicas sobre alimentação saudável para que  a população trabalhe no sentido da prevenção ou do tratamento do diabetes. Fizemos, também, o encaminhamento de casos para as unidades básicas de saúde, com o intuito de proporcionar um auxílio maior para essas pessoas. O grande problema da diabetes é que ela vem junto com uma série de complicações, então é necessário que se tenha uma prevenção dessas complicações. Essas ações de promoção à saúde são bem-vindas para que possamos fazer um controle da doença” destaca Monique Rosa, nutricionista da SMS.

O aposentado Veridiano Rodrigues, 74 anos, participou e aprovou a ação.“ Essa iniciativa é muito boa, às vezes não podemos pagar e tendo esses serviços oferecidos gratuitamente é melhor ainda. É importante que a população participe e cuide de sua saúde” , destaca.