Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

12/12/2018 15:45
  • II Seminário da Educação de Jovens e Adultos reúne 300 participantes

O II Seminário de Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o tema “Faces e Interfaces Tecnológicas: da pedra ao virtual”, reuniu cerca de 300 participantes que atuam na modalidade da Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Ensino de Natal, na noite desta terça-feira (11), no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). Atualmente estão matriculados na Rede Municipal de Ensino, 4.091 alunos na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. O atendimento é realizado em 23 das 72 escolas de Ensino Fundamental.

Presente ao evento, a titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva, destacou a importância da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “É fundamental valorizar esta etapa da educação e dizer a cada um dos professores que eles são instrumentos de garantia de diretos e, pelo compromisso, pela dedicação aos alunos jovens e adultos, é preciso agradecer o empenho de cada um”. Também prestigiou o evento o deputado estadual Hermano Morais, que representou a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RN.

A chefe do Setor de Educação de Jovens e Adultos, professora Edinara Silva de Menezes, falou da importância da realização do seminário. “O nosso evento alcançou o objetivo de possibilitar que os professores da Rede Municipal de Ensino e outros profissionais que atuam na EJA possam dialogar sobre a importância da tecnologia como ação da informação nos contextos educacional, social e político.

Com artigo selecionado para apresentação no seminário, a professora Rayana Manuele de Oliveira Valentim, que atua na Escola Municipal Chico Santeiro, comentou do trabalho apresentado. “A tentativa do uso da Tecnologias Digitais na EJA, para o mural do evento foi uma proposta didática que foi estruturada como um projeto de ensino baseado na retomada do prazer da leitura e da escrita. Criei tentativas de inserir a metodologia neste contexto. Foram criadas várias interfaces a partir de vídeos dos alunos contando histórias deles e a partir disso eles também escreviam os roteiros dos vídeos e assim a tecnologia estava sendo inserido aos poucos”.

O Seminário trouxe a reflexão sobre a importância dentro da EJA da priorização de um eixo norteador com foco na discussão entre a educação, tecnologia, sociedade e linguagem digital. Nas palestras proferidas pelos professores doutores da UFRN, Maria da Penha Casado Alves e João Tadeu Weck, foi discutido como a tecnologia em sala de aula melhorou a educação, mesmo dentro de determinadas limitações.

O professor João Tadeu Weck destacou a multimodalidade da tecnologia com uso de diferentes modos comunicativos e roteiros para navegarmos pelo mundo. “A tecnologia apresenta várias linguagens que estão presentes no mesmo aparelho, a mesma mensagem pode ser passada a nós como imagens, áudio visual, vídeos, fotografias, áudios em forma de podcast. Isso exige uso de diferentes sentidos”.

A professora Maria da Penha Alves enfatizou que a interação entre as pessoas está mudando com o uso da tecnologia. “Precisamos ter uma relação com a tecnologia mais aliviada, não apenas para demonizar como se fosse a grande inimiga a ser combatida. O que fazer com o uso do celular? Use como ferramenta e instrumento, pesquisas de campo, registro de experiências, diários, possibilidades de uso nos diferentes aplicativos e redes sociais. A escola precisa tirar partido deste letramento tecnológico, que jovens e adultos de diferentes faixas etárias possuem para aplicar em determinados modos de pesquisas e construção de conhecimentos”.