Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

18/01/2019 15:30
  • Estudante da Rede Municipal de Ensino lança o livro “Sozinho”

Na tarde desta quinta-feira (17), na Escola Municipal Professor Celestino Pimentel, ocorreu o lançamento do livro “Sozinho”, desenvolvido pelo aluno concluinte do 9º ano, Pedro Henrique Felipe Santana, de 16 anos. O garoto, que possui o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), gosta de ler, escrever e desenhar, e já produziu mais de 30 livros.

O evento contou com a presença de famílias de crianças autistas e deficientes, professores que participaram da vida escolar de Pedro, familiares, amigos e autoridades, como a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, a professora Judineide Domingos Campos de Souza, que representou a Secretária Municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva. O vereador de Natal, Ney Lopes Júnior também prestigiou o lançamento.

A cerimônia, que aconteceu em dois momentos, teve início, na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), com uma apresentação sobre o livro, a trajetória do estudante para a construção do livro, além de agradecimentos e homenagens. Ao final dessa primeira parte, os presentes dirigiram-se para o refeitório da escola, para uma sessão de autógrafos, onde cada um recebia uma cópia do livro autografada pelo autor. Foram produzidos 100 exemplares do livro, para serem distribuídos no evento.

O adolescente contou com a ajuda da professora da SRM, Keila Monique Marques Costa, para a execução deste projeto, mas ela comentou que quase todo o trabalho foi dele. “Ele já tinha toda a ideia do livro – os diálogos, os personagens, a história –, então eu só precisei fazer a edição, mesmo. Até o desenho da capa foi ele que fez, nós só precisamos levar para o designer fazer a versão gráfica”.

A pedagoga Jailma Felipe, mãe de Pedro, contou que desde muito cedo ele produz livros: os primeiros, apenas com desenhos, foram feitos quando ele tinha apenas seis anos. “Ele começou apenas com os desenhos, porque a escrita ainda não era boa, mas com a minha ajuda e da professora, que ele foi melhorando e escrevendo as histórias dos livros”. Ela, que começou pedagogia quando recebeu o diagnóstico de que o filho tinha TEA, falou, ainda, que o curso a fez perceber que a presença dos pais na escola é muito importante para o desenvolvimento das crianças autistas. “Com a pedagogia eu pude ver que a criança que tem mais acompanhamento da família, que os pais estão mais presentes, junto à escola, aprende mais”.

Em conversa com Pedro, ele falou sobre a história do livro. “Sozinho é sobre uma aventura que eu inventei, onde eu, que sou o personagem principal, fico preso no mundo do vídeo game, e tento sair desse mundo para o mundo real. Eu também já estou planejando as continuações dessa história”. Quando perguntado sobre suas inspirações, ele respondeu: “Eu me inspirei no famoso Stan Lee, que criou o Homem Aranha e o Homem de Ferro, para fazer os quadrinhos. Mas quem me dá apoio de verdade é a minha mãe, que sempre me incentivou a continuar escrevendo tudo”.

A professora Judineide Domingos, secretária adjunta de gestão pedagógica, reforçou a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME) com a escola e parabenizou os envolvidos no trabalho. “Trazemos as palavras parabéns a vocês e queria dizer que o município e a SME estão juntos dos educadores da Rede Municipal de Ensino nessa tarefa de educar e formar esses jovens. Parabéns, mais uma vez, a Pedro, a família, a escola e a professora Keila, pelo trabalho desenvolvido e apresentado hoje”.