Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

23/01/2019 16:45
  • Natal realiza aproveitamento de materiais de poda para adubação

A Prefeitura do Natal, por iniciativa da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), deu início ao projeto de reaproveitamento dos resíduos sólidos oriundos das podas de árvores do município. Todo material gerado durante o serviço de manejo arbóreo será triturado e alocado em uma área onde passará por um processo de compostagem para ser utilizado como adubo no projeto de arborização da cidade.

A Semsur deu início às podas das árvores do município no dia 5 de dezembro, após assinar o contrato com a Engemaia & Cia Ltda. O valor global do contrato com a empresa é de R$ 3.664.854,90. Em um período de 45 dias, desde a assinatura do contrato, cerca de 700 árvores foram podadas e 300 m³ de resíduos remanescentes das podas de árvores, como galhos, troncos e folhagem, foram recolhidos. Esse material foi armazenado para que seja utilizado em breve como compostagem e, em seguida, como adubo do horto e demais áreas verdes do município.

Os trabalhos de poda começaram nos principais corredores urbanos da cidade com o objetivo desobstruir as áreas (semáforos, lombadas eletrônicas, postes) que foram afetadas pelo excesso de vegetação. O serviço foi iniciado com o manejo arbóreo nas avenidas Paulistana, Itapetinga e João Medeiros Filho, na zona Norte.

Na segunda quinzena de dezembro, a Secretaria de Serviços Urbanos deu início a poda das árvores da Avenida Prudente de Morais. Após a conclusão do serviço, os trabalhos serão realizados nas ruas Apodi, Jundiaí e Floriano Peixoto. Paralelo a isso, a secretaria iniciou os processos emergenciais de supressão vegetal em áreas de riscos.

De acordo com a diretora de Paisagismo da Semsur, Renata Larissa, além de configurar a cidade do Natal como uma capital que presa pelo meio ambiente e busca ser cada vez mais sustentável, a iniciativa adotada para a realização de compostagem também gera economia aos cofres do município, uma vez que se evita a compra de adubos para a paisagismo da cidade. “A destinação correta do material recolhido também reflete uma preocupação com o meio ambiente, tendo em vista que diminui a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa”, acrescentou.

Ainda segundo a diretora de paisagismo, a Semsur estuda a possibilidade de enriquecer a compostagem utilizando o material orgânico gerado pelas feiras livres e mercados públicos da cidade. "Temos planos de agregar à compostagem a matéria orgânica recolhida nas feiras livres e mercados. Esse tipo de material é rico em nutrientes, de modo que, ao incorporamos ao que é proveniente do manejo arbóreo, a qualidade de nosso material produzido será melhor", afirmou.

Novo Horto
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos trabalha atualmente na elaboração de um projeto para o novo horto da cidade. A partir disso, a Prefeitura do Natal pretende desenvolver novos planos de arborização do município, com desenvolvimento de corredores verdes, com espécies nativas, a fim de embelezar a cidade, diminuir a sensação térmica, contribuir para a infiltração do solo e evitar problemas decorrentes do plantio equivocado de espécimes vegetais.