Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

22/05/2019 15:00
  • Comunidade do Passo da Pátria será beneficiada com o programa Sopa Solidária

Com o objetivo de promover, às famílias em situação de insegurança alimentar, o acesso a uma alimentação complementar, atendendo a comunidades em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional, o Prefeito Municipal de Natal, Álvaro Dias, beneficia mais uma comunidade com o Programa Sopa Solidária. Desta vez, 500 pessoas cadastradas, em situação de risco alimentar do Passo da Pátria,passam a ter acesso a um dos programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMTAS), dentro das ações de Segurança Alimentar desenvolvidas no município.

A solenidade de entrega, que contará com a presença da Secretária da SEMTAS, Andréa Dias, e demais autoridades, será realizada nesta quarta-feira (22), às 15h30, no Centro de convivência Josirene Mota, rua Nossa Senhora Aparecida, nº 40, (antigo CMEI Dom Nivaldo Monte).

O programa Sopa Solidária é um dos programas prioritários da gestão do prefeito Álvaro Dias. Promover, às famílias em situação de vulnerabilidade o acesso a uma alimentação complementar e nutricional, é nosso compromisso e dever. Nossa meta é ampliar para 09 mil porções da sopa, beneficiando mais comunidades do município. Queremos que cada vez mais pessoas tenham o direito humano à alimentação, que também é um direito constitucional”, ressalta a secretária da SEMTAS, Andréa Dias.

Visando promover uma cobertura nutricional mais efetiva para retirada das famílias do estado de insegurança alimentar, o programa Sopa Solidária vem sendo desenvolvido desde 2014, e gradualmente vem ampliando seu alcance. Em 2019, semanalmente, 6.340pessoas são beneficiadas e recebem a sopa nas comunidades, toda quarta-feira, às 14h.

Por mês, atualmente, são distribuídas 25 mil 360 porções de sopa substanciosa, feita com frango ou músculo, massa e vegetais, acompanhada de pão em sua distribuição.

Com a entrega da Sopa aos moradores do Passo da Pátria, o programa “Sopa Solidária” estará presente atualmente em 13 comunidades em situação de vulnerabilidade: África, Vila Paraíso, Santos Reis, Vila de Ponta Negra, Loteamento Boa esperança, Nossa Senhora da Apresentação, Planalto, Loteamento Câmara Cascudo, Cidade Nova, Guarapes, Felipe Camarão e Bairro Nordeste.

O Departamento de Segurança Alimentar da Semtas é o responsável pela distribuição da Sopa. A equipe de coordenação e supervisão do programa é composta por Nutricionistas, Técnicas em Nutrição e Assistentes Sociais.

Atendimento

A seleção dos beneficiários é feita por meio de encaminhamento das famílias pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), com prioridade para aqueles que estejam em acompanhamento e participando dos serviços do PAIF - Proteção e Atendimento Integral à Família, bem como as pessoas cadastradas no Cadastro Único, uma vez que todas devem possuir o número de identificação social (NIS). Cada família cadastrada no Programa da Sopa recebe, uma vez por semana, o número de porções de sopa referente ao total de membros cadastrados.