Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

10/06/2019 15:30
  • Prefeitura do Natal promove Campanha contra o Trabalho Infantil

“Junho Vermelho – Não ao Trabalho Infantil.” Com este tema, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), promove diversas ações em alusão ao 12 de junho – Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. O evento é organizado pelo Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

O objetivo da Campanha é dar visibilidade a ilegalidade e os danos causados pelo trabalho infantil na vida de crianças e adolescentes exploradas precocemente, através da sensibilização e mobilização social.

A programação se dará nas quatro zonas administrativas de Natal (Norte, Sul, Leste e Oeste) e conta com mobilizações sociais, ações socioeducativas junto aos familiares, crianças e adolescentes assistidos pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros de Assistência Social (CRAS), Seminários, Oficinas, Panfletagens e Palestras sobre as Consequências do Trabalho Infantil.

Promover ações como esta reafirma o compromisso e a preocupação da gestão do prefeito Álvaro Dias em prevenir e combater o trabalho infantil no município. É uma iniciativa extremamente importante, pois cumpre com seu papel de defesa e garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, ressalta a secretária da SEMTAS, Andréa Dias.

Data

O dia 12 de Junho, como Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data que foi apresentado o primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na conferência anual do trabalho. No Brasil, a data foi instituída como dia nacional de combate ao trabalho infantil em 2007 pela lei nº 11.542.

A campanha contra o trabalho infantil orienta a utilização do Disque 100, dos Conselhos Tutelares e Delegacias Especializadas. ODisque 100, é um serviço de atendimento telefônico gratuito, que funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. As denúncias recebidas são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis. O anonimato é garantido.

Confira a programação da Campanha “Junho Vermelho – Não ao Trabalho Infantil.”

PROGRAMAÇÃO JUNHO VERMELHO

HORÁRO

AÇÃO

ATORES ENVOLVIDOS

08/06/19

(Sábado)

E.M. Estudante Emannuel Bezerra

Atividade socioeducativa durante a Ação Participa Natal nos Bairros.

Secretarias municipais.

09/06/19

(Domingo)

Feira Livre de Lagoa Seca

Ação de identificação de famílias, crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, integrante do Projeto Feiras Livres de Trabalho Infantil.

-Serviço Especializado em Abordagem Social;

- CREAS Sul.

11/06/19

(Terça-Feira)

CRAS Guarapes

Ação de informação e mobilização social com grupo de gestantes assistidas pelo CRAS.

- CRAS Guarapes.

12/06/19

(Quarta-Feira)

Assembleia Legislativa

Audiência Pública

Órgãos que compões a rede de enfrentamento do trabalho infantil estadual.

13/06/19

E. M Francisca Ferreira

Ação de informação e mobilização integrante do Projeto PETI na Escola.

- CREAS Oeste;

-Projeto Pelotão da Cidadania e Protagonismo Juvenil (SME);

E. M Francisca Ferreira

15/06/19

(Sábado)

Feira Livre do Alecrim

Ação Socioeducativa integrante do Projeto Feiras Livres de Trabalho Infantil

- CRAS Mãe Luiza e Passo da Pátria;

- SCFV Santos Reis;

- Cadastro Único;

- CREAS Leste;

-Centro Educacional Dom Bosco;

17/06/19

(Segunda-Feira)

Rodoviária Nova

Ação de Informação e mobilização social.

- CREAS Oeste;

18/06/19

(Terça-Feira)

CEMURE

Seminário em alusão ao dia 12 de junho

Órgãos que compões a rede de enfrentamento do trabalho infantil.

20/06/19

E. M. José Frazão

Ação de informação e mobilização integrante do Projeto PETI na Escola.

- CREAS Norte;

-Projeto Pelotão da Cidadania e Protagonismo Juvenil (SME);

- E. M José Frazão.

23/06/19

(Domingo)

Feira Livre de Lagoa Seca

-Serviço Especializado em Abordagem Social;

- CREAS Sul.

26/06/19

(Quarta-Feira)

SEMTAS

Encontro formativo com técnicos dos serviços socioassistenciais do DPSB e DPSE sobre trabalho infantil e as ações estratégicas do PETI.

-Técnicos dos serviços socioassistenciais do DPSB e DPSE

27/06/19