Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

14/06/2019 15:45
  • Centro de Práticas Integrativas e Complementares oferece terapias de autocuidado

O Centro de Práticas Integrativas Complementares (CERPIC) iniciou nesta quarta-feira (12) sua décima turma de terapias de autocuidado, das 9h às 11h30.

A terapeuta Maria do Socorro Medeiros Santos, que mediou o primeiro dia de encontro, explica que “a terapia de autocuidado é para que as pessoas possam se conscientizar que nosso poder interior está em nós mesmos. E que é preciso refletir sobre nossa maneira de pensar e sentir para que possamos holococriar (reprogramar) uma vida feliz. Devemos aprender a conviver com nossos defeitos para eliminá-los e aprender a conviver bem conosco e com os outros onde quer que estejamos. Claro que se for identificado necessidade pode-se voltar à terapia individual sempre. Mas o principal objetivo das terapias de autocuidado é passar conhecimentos autoaplicáveis para transformar os sentimentos, pensamentos e emoções em positividade.”

 

O artesão de 63 anos José Laerdson relembra como conheceu o grupo, “procurei o CERPIC para outros procedimentos e ele mudou minha vida depois do grupo de autocuidado. Aqui as pessoas aprendem como fazer esta autotransformação por meio de reflexões, auto-observações e de terapias passadas na aula. Estou muito satisfeito com tudo que aprendi até aqui”.

 

Já o também usuário de 63 anos Gilson Miguel diz que, “soube da existência deste grupo de autocuidado e já estou aqui há mais de um ano, repeti o curso mais de uma vez, por ser tão bom. O grupo revitalizou minha vida em questão de autoestima, resultados e melhorias. Com as terapias do CERPIC minha qualidade de vida foi lá pra cima", destaca o aposentado

 

Além do grupo de autocuidado o CERPIC vem oferecendo para a sociedade serviços como acupuntura, auriculoterapia (medicina tradicional chinesa), biomagnetismo, barra de access, biodança, dança circular, terapia corporal, terapia de florais, entre outros.

 

As terapias individuais são aquelas onde as pessoas precisam de suporte atencioso de um profissional habilitado para entender suas questões pessoais e ultrapassar eventuais barreiras em sua vida. Diferente do modo clássico, existe também a modalidade de terapias de autocuidado, que geralmente são oferecidas para grupos de pessoas recém saídas das terapias individuais.

 

Na categoria de terapia de autocuidado, o profissional passa conhecimentos sobre o conceito de saúde, conscientizando-os sobre suas responsabilidades em se manterem saudáveis, passando estratégias e mecanismos para investigar e domesticar maus sentimentos ou sensações como raiva, mágoa, teimosia, preocupação, ansiedade entre outros. Cada grupo de autocuidado conta com reuniões em três encontros e sempre que uma turma finaliza o ciclo, logo se abre outra para atender novos interessados.

 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css