Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

14/06/2019 16:30
  • Prefeitura do Natal inaugura nova sede do CMEI Professora Terezinha de Jesus na terça

Com uma estrutura física moderna e de qualidade, espaços amplos, mobiliários e materiais pedagógicos preparados para atender às necessidades da primeira infância, o prefeito Álvaro Dias vai entregar, à população de Natal, mais um Centro Municipal de Educação Infantil. A inauguração da nova sede do CMEI Professora Terezinha de Jesus Souza Lima acontecerá na próxima terça-feira (18), às 16 horas, na Rua Ubaituba, s/n, bairro Potengi, zona Norte da capital.

A unidade de ensino possuía 199 crianças matriculadas em 2018, quando as crianças eram atendidas em um imóvel alugado. E, agora, tem 405 crianças matriculadas para o ano letivo 2019. Porém, com a entrega do prédio novo, tem capacidade de atendimento para até 462 crianças, mais que o dobro da anterior. Funcionando com turmas dos níveis I ao IV da Educação Infantil, em horário parcial das 7h às 11h e das 13h às 17h, as aulas já começaram no dia 27 de maio.

A obra foi executada pela empresa Arko Engenharia, com recursos federais e contrapartida do município, com investimentos de mais de dois milhões de reais. O novo prédio, com padrão Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e obra do Proinfância Tipo 1, também teve toda a parte de acessibilidade construída. A nova estrutura física do CMEI conta com dez salas de aula, hall, secretaria, sala dos professores, direção, almoxarifado, sala multiuso, lactário, fraldários, espaço de amamentação, solários, refeitório, cozinha, despensa, copa funcionários, varanda de serviço, pátio de serviço, central de gás, depósito de lixo orgânico e reciclável, lavanderia, rouparia, depósito de material de limpeza e pátio coberto.

Também foram construídos banheiros infantis e adultos: masculinos e femininos e vestiários, banheiros adaptados para pessoas com deficiência ou pouca mobilidade e sanitários para portadores de necessidades especiais infantil. Na área externa, estão: o playground, jardins, castelo d’água, área de estacionamento e uma guarita.

Esse CMEI atende crianças dos dois aos cinco anos e 11 meses e conta com 13 educadores infantis, 13 estagiários, duas coordenadoras pedagógicas, cinco auxiliares de serviços gerais, dois assistentes de secretariado, duas merendeiras, duas auxiliares de cozinha, quatro porteiros diurnos e quatro porteiros noturnos. A unidade é administrada pelas professoras Viviane Aparecida Lima Souza (gestora administrativa) e Maria da Conceição da Silva Costa Borges (gestora pedagógica).

A diretora pedagógica do CMEI, Maria da Conceição, ressaltou os benefícios para a comunidade escolar. “Hoje, temos um espaço de qualidade e totalmente adequado para atender às crianças da educação infantil, realidade diferente da que tínhamos. Essa é uma oportunidade que essas crianças têm de poder ter acesso a uma escola de qualidade”.

BIOGRAFIA DA PATRONESSE

Terezinha de Jesus Souza de Lima, nascida em 01 de setembro de 1963, é natural de Natal/RN e filha de Severino Camilo de Lima e Iraci Souza de Lima. Residia na Rua Tajaraçu, 172, no bairro de Lagoa Azul, Natal/RN. Em 27 de dezembro de 1990 concluiu o Magistério no Colégio Estadual do Atheneu Norteriograndense, adquirindo o título de professora do ensino do 1º grau – 1ª a 4ª série. No ano de 2005 começou o curso de Pedagogia do Instituto Kennedy. Atuava em sala de aula desde 01 de novembro de 1989. Em 2005, atuou no Centro Infantil Pajuçara II, no Jardim I da Educação Infantil e em 2006 esteve no Jardim II. Atuou na educação por quase 23 anos.

Por ironia do destino, no ano de criação da Lei Maria da Penha, de 7 de agosto de 2006, é o mesmo que encerra a carreira profissional da professora, aos 42 anos. Na madrugada do dia 15 de agosto de 2006, Terezinha de Jesus foi assassinada pelo companheiro Francisco Canindé de Araújo, com golpes de tijolada. A professora, que dedicava a sua vida aos alunos e aos estudos, deixou órfãos seus dois filhos Tatiane Souza de Lima e Francisco Canindé de Araújo Júnior.