Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

17/06/2019 11:00
  • São João de Natal consolida sucesso e atrai milhares de pessoas à Arena das Dunas

O São João de Natal registrou recordes seguidos de público nos últimos dias, com o polo montado pela Prefeitura de Natal no pátio da Arena das Dunas. Natalenses e turistas se aglomeraram entre quarta-feira da semana passada (12) e o último domingo (16) para assistir a shows variados e de artistas nacionais, como Simone e Simaria, César Menotti e Fabiano, Saia Rodada, Cavaleiros do Forró, Xand Avião, Genival Lacerda e Zezé Di Camargo e Luciano.

Apesar da chuva que caiu na cidade nos últimos dias, as pessoas compareceram em massa ao São João de Natal. O primeiro show na Arena das Dunas foi realizado por Xand Avião. Potiguar de nascimento, o cantor que faz sucesso em todo o Brasil tem uma verdadeira legião de fãs também no Estado. “Estou muito feliz por Natal, a capital do meu Estado, agora ter um São João de respeito. Parabéns ao prefeito Álvaro Dias pelo arrojo e empenho em realizar essa festa linda", elogiou ele.

 

O mesmo tom foi dado pelos artistas que se sucederam no palco da Arena das Dunas. Um deles, o cantor Luciano, que faz dupla com o irmão Zezé Di Camargo, elogiou a festa e a organização da Prefeitura para que Natal tivesse um evento à altura dos grandes eventos juninos realizados no Nordeste. "Isso não é política. É reconhecimento. A gente viu como o prefeito Álvaro Dias é preocupado com a cidade, com o evento. Ele, pessoalmente, ligava para nós, para o nosso empresário, para saber como andava situação", comentou Luciano, cuja dupla com o irmão chegou a ter problemas com equipamentos em função das chuvas, mas se comprometeu em voltar no São João do ano que vem para um novo show sem cobrança de cachê.

 

Para o prefeito Álvaro Dias, o São João de Natal deixa mais uma vez evidente o acerto da administração municipal em investir num calendário de grandes eventos, pelo retorno que dá à cidade e à economia criativa local. “A população está indo às ruas e aprovando o São João de Natal, que, além de tudo, gera renda para os natalenses. Estou muito feliz com o resultado”, comentou o prefeito Álvaro Dias.

 

Para ele, a festa superou todas as expectativas. “Na Arena das Dunas, multidões compareceram, contrariando as adversidades como a chuva e outros obstáculos. As pessoas participaram, se divertiram, cantaram e dançaram ao som dos shows realizados. Isso mostra que a cultura do São João está enraizada na alma do povo natalense. O São João de Natal veio para ficar”, destacou o prefeito, que já projeta as próximas edições do evento. “Vamos procurar aprimorar e corrigir os erros eventuais para que a festa seja cada vez maior. A nossa principal atividade geradora de emprego é o Turismo, com nossas praias, e agora teremos o turismo de eventos como aliado”.

 

Outros polos

 

Nos outros palcos, montados na Cidade da Esperança (Zona Oeste), Pátio da Funcarte (Zona Leste), Arena Itapetinga e Ginásio Nélio Dias (Zona Norte), centenas de pessoas já entraram no clima do forró desde o fim de maio. O evento — que tem como mote “É Festa em Toda a Cidade” — teve muita movimentação neste fim de semana no pátio do Ginásio Nélio Dias, para assistir ao Festival de Quadrilhas Juninas de Natal e ao festival de música Forraço. Além das apresentações das quadrilhas, o espaço recebeu a Orquestra Sanfônica do Museu do Vaqueiro e o forrozeiro Kanelinha.

 

 

A Festa continua

 

Após uma semana de grandes shows nacionais e recorde de público, o São João de Natal segue na Arena das Dunas como um grande arraiá a partir desta segunda-feira, dia 17, quando tem início a programação musical do tradicional Circuito Gastronômico de Natal e o Festival de Quadrilhas Juninas. Uma praça de alimentação está montada para receber o público de todas as idades e oferecer diversas opções gastronômicas, de comidas típicas juninas e potiguares ao segmento gourmet, além de feira de artesanato com trabalhos que valorizam a identidade potiguar. Para a garotada, há parque de diversões e espaço kids. O evento conta com patrocínios da Arena das Dunas e Prefeitura de Natal, através da Lei Djalma Maranhão.

 

O local apresentará até a próxima segunda-feira, dia 24, uma trilha sonora especial todas as noites com artistas potiguares em tributos e apresentações autorais, além do concurso de marchinhas juninas. Nesta segunda-feira (17), já sobem ao coreto vários trios de forró, para quem quiser começar o arrasta-pé mais cedo. Na sequência, se apresentam Lavú Lemos (18h30) e Nailson do Acordeon (20h30).

 

 

Marchinhas juninas

 

A noite de terça-feira (18/6) abrirá com o show da banda Fuxico de Feira e o festival “Faz Mais Elino – 2º Concurso de Marchinhas Juninas”, no qual concorrem 12 finalistas e que tem a participação da cantora Deyse Melo. O concurso homenageia o compositor, intérprete e forrozeiro Elino Julião, tendo o objetivo de contribuir com as tradições do forró potiguar, destacando as Marchinhas Juninas autorais, e promovendo um concurso entre os talentos da nossa música. As 12 (doze) marchinhas que serão apresentadas ao público, foram classificadas através de curadoria especialmente convidada, formada por Mirabô Dantas (músico e compositor) Raphael Almeida (diretor musical do Concurso) e Eliene Albuquerque (professora e atriz potiguar).

 

Dentre os finalistas, estão compositores de Natal, Parnamirim, Pium, Currais Novos, Lagoa de Velhos e Serra Caiada. Haverá premiação de R$ 1.000 (mil reais) para a Marchinha Junina do Ano e troféu especial criado por Guaraci Gabriel para o(a) Intérprete destaque do concurso e também para o 2º e 3º lugar. A banda que acompanha os intérpretes é formada por Raphael Almeida (Arranjos, direção musical e cavaquinho), Lipe Guedes (Sanfona), Fernando Botelho (Violão 07 cordas), Jane Eire (Flauta transversal), Júnior Canhoto (Zabumba), David Silva (Pandeiro), João Paulo (Triângulo), Michele Lima e João Batista (vocais). A noite encerra com a homenagem a Elino Julião na voz de Galvão Filho e participação de Giovanni Montini. O encerramento será com Carlos Zens e Pedro Paulo.

 

Na quarta-feira (19), o coreto recebe o Forró NaManha e a cantora e compositora Rita de Cássia. A quinta-feira (20) será de grande encontro entre o cantor Messias Paraguai e seu convidado Carlos Alexandre Jr. A noite encerra com banda Cebola Ralada. Na sexta-feira (21), tem o show especial com Quarteto Linha no Forró e com a cantora Gisele Alves.

Sábado que vem (22), a dupla Leão Neto e Jaina Elne embalam os forrozeiros com clássicos nordestinos. No domingo (23), a festa começa mais cedo para a criançada poder se divertir. Às 17 horas, tem o São João das Crianças com Bisteca e Bochechinha; em seguida, se apresentam Nara Costa (às 19h30) e a banda Forró Estribado (22h). O dia de São João será de muito forró pé de serra a partir das 20h, com o Trio Trancelim, formado por Ângela Castro, Maira Soares, Lipe Guedes. Em seguida, a festa encerra com Mônica Jucá interpretando clássicos do forró (22h).

 

 

Gastronomia

 

Nas barraquinhas de comidas típicas, pode-se degustar canjica, arroz-doce, munguzá, bolo da moça, bolo de milho, pamonha, cocada, bolo preto, bolo de macaxeira, biscoitos, produtos como mel e geleias produzidas no RN. Há barracas para saborear crepes, crepiocas, caldos e ensopados típicos praieiros. Mas também há espaço para a gastronomia contemporânea. Entre os expositores, está a cozinheira Denise Santana e seus caldos do Cozinha da Nêga; a Panneteria, com pães de queijo mineiros recheados e preparados com queijo coalho curado em casa; os delicados doces do Mundo dos Churros, além do Guga’s, Loucos por Coxinha, Acarajé do Ed, Irmãs Gourmet, Culinart, Hamburgueria 84, Churrasco do Pedrão, Pancho linguiças artesanais, Mister crepe, Crepe mania, Salgarito, Crepioca do Deck e Super pizza.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO NO CORETO/ARENA DAS DUNAS

 

Segunda, 17 de junho

Trios de Forró Pé de Serra

18h30 Lavú Lemos

20h30 Nailson do Acordeom

 

Terça, 18 de junho

18h30 - Fuxico de Feira

19h30 - Faz Mais Elino: 2º Concurso de Marchinhas Juninas (12 Finalistas – Direção Raphael Almeida) Participação Especial: Deyse Melo 21h Homenagem a Elino Julião - Show com Galvão Filho e Participação Especial de Giovanni Montini

21h30 - Show com Pedro Paulo e Carlos Zens Quarta 19 de junho 19h Forró NaManha

21h30 Rita de Cássia

 

Quinta, 20 de junho

19h Messias Paraguai (Part. Carlos Alexandre JR)

21h30 Cebola Ralada

 

Sexta, 21 de junho

19h Quarteto Linha no Forró

21h30 Gisele Alves

 

Sábado, 22 de junho

18h Leão Neto

20h Luizinho Nobre

22h Jaina Elne

 

Domingo, 23 de junho

17h São João das Crianças com Bisteca e Bochechinha

19h30 Nara Costa

22h Forró Estribado

 

Segunda, 24 de junho

19h Trio Trancelim ( Ângela Castro, Maira Soares, Lipe Guedes) 21h Mônica Jucá

 

*FINALISTAS DO CONCURSO DE MARCHINHAS*

Terça-feira, dia 18

1- ‘As Cores do São João’ - Compositor e Intérprete: Siderley Jatobá (Currais Novos-RN)

2- ‘Até o Dia Clarear’ - Compositor e Intérprete : Júnior Baianno (Cidade da Esperança - Natal/RN)

3- ‘Chama’ - Compositores: Selma do Samba/Luiz Antônio/Evilásio Galdino (Pitimbú- Natal/RN). Intérprete: Dodora Cardoso

4- ‘Chuva de Amor no São João’ - Compositora e Intérprete: Analuh Soares (Parnamirim/ RN) 5-‘Fogo, Fogueira, Estrela e Balão’ - Compositor e Intérprete: Kiko Alves (Pium/RN)

6- ‘Foguete e Balão’ - Compositor e Intérprete: Leão Neto (Ponta Negra-

Natal/RN)

7- ‘Ninguém Parado’ - Compositora e Intérprete: Selminha Ferrari Parnamirim/ RN)

8- ‘Recado’ - Compositor e Intérprete: Ivando Monte (Pajuçara-Natal/RN)

9- ‘Sanfona Doida’ - Compositor: Ney César Freitas (Lagoa Nova - Natal/RN). Intérprete: Fun Kids

10- ‘São João em Seu Zezé’ - Compositor: José Ivo de Souza (Lagoa de Velhos/RN). Intérprete: Fernanda Azevedo ( Areia Branca/RN)

11- ‘São João de Barra. Compositores: Yrahn Barreto/João Barra (Dix Sept Rosado - Natal/RN). Intérprete: Yrahn Barreto

12- ‘Viva São João’ . Compositores: Gilberto Querino/Antônio Carlos (Serra Caiada/ RN. Intérprete: Carlinhos do Acordeon

13- Participação: Especial Deyse Melo

 

 

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS

 

Quadrilhas tradicionais

Terça-feira (18)

19h - Junina Quebra Côco

19h40 - Junina Arroxonó

20h20 - Barulho Junino

21h - Arraiá Jeito Matuto

21h40 - Junina Matuto Amor

22h20 - Junina Brilho da Lua

 

Sábado (22)

18h20 - Brilho Matuto

19h - Espaia Braza

19h40 - Arrocha o Milho

20h20 - Junina São João Nordestino

21h - Encanta São João

21h40 - Império Matuto

22h20 - Arraiá do Rebuliço

Domingo (23)

18h20 - Alegria de Viver

19h00 - Junina Sertão

19h40 - Tradicional Loucura Junina

20h20 - Capuz de Fusca

21h00 - Junina Sai da Frente

21h40 - Flor de Mandacaru

22h20 - Rei do Baião

 

Segunda-feira (24)

19h00 - Paixão Matuta

19h40 - Coração Matuto

20h20 - Nova Geração

21h00 - Zé Matuto

21h40 - Padre Piná

22h20 - Junina Iluminar

 

Quadrilhas estilizadas

Quarta-feira (19)

19h - Mistura Junina

19h40 - Dona Barriguda

20h20 - Festival do Arraiá

21h - Junina Caicós

21h40 - Matutina Potiguar

22h20 - Nação Junina

Quinta-feira (20)

19h - Festeja São João

19h40 - Reno do Sertão

20h20 - Beijo Junino

21h - Brilho Potiguar

21h40 - Filhos do Nordeste

22h20 - Paixão Multicor

Sexta-feira (21)

19h - Arrasta Pé de Arez

19h40 - Explosão Junina

20h20 - Lume da Fogueira

21h - Brejo de Ouro

21h40 - Dança Nordeste

22h20 - Junina São João

 

 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css