Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

16/07/2019 10:59
  • Prefeitura planeja criação da Ronda de Proteção Ambiental da Guarda Municipal

A Prefeitura do Natal, juntamente com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), planeja mais um passo importante para ampliar o trabalho de patrulhamento preventivo realizado pela Guarda Municipal do Natal (GMN). A medida trata da criação da Ronda de Proteção Ambiental (Ropam) que vai atuar combatendo e prevenindo delitos relacionados ao meio ambiente.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, participou de uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) onde foi tratado da construção de um convênio entre as duas secretarias com foco na criação da Ropam/GMN, que vai trabalhar integrada aos setores de fiscalização ambiental e urbanística de competência da Semurb.

O convênio vai possibilitar o investimento em diárias operacionais e viaturas destinadas aos guardas municipais que vão compor as equipes de patrulhamento da Ropam. Nesse caso, a Semdes vai utilizar agentes no período de folga do serviço ordinário, ampliando o número do efetivo de guardas municipais e de viaturas nas ruas da capital.

A secretária Sheila Freitas lembrou que a missão principal do Ropam estará vinculada ao enfretamento de crimes ambientais, a exemplo de poluição sonora, comércio ilegal de animais silvestres, despejo de resíduos em áreas impróprias, ocupação ilegal de área pública, e outros tantos delitos previstos na lei de crimes ambientais. “A Guarda Municipal dará um reforço maior as ações da Semurb e levará mais segurança ao cidadão natalense que precisa dos nossos serviços”, comentou a secretária.

O Ropam vai seguir os mesmos parâmetros de outros dois grupamentos da GMN que vêm atuando diariamente nas ruas da capital. No caso, a Ronda de Proteção Escolar (Rope) e a Ronda Saúde (RondaS) que são direcionados a segurança preventiva das escolas municipais e das unidades de saúde geridas pela Prefeitura do Natal, respectivamente.