Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

31/07/2019 12:45
  • Semurb promove adequação da acessibilidade do prédio à nova lei
Assessoria Semurb

Está em execução as obras de adequação do prédio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), que fora licenciado com base na legislação de 2004, para atender as normas vigentes de acessibilidade. Como houve uma alteração na Norma de Acessibilidade em 2015, o imóvel teve que passar pelos ajustes como recolocação e troca do piso tátil, rebaixamento de guias, nivelamento do estacionamento e sinalização externa e interna.

 

A secretária-adjunta de licenciamento e fiscalização da Semurb, Alessandra Marinho explicou que os serviços foram iniciados pela calçada por ser um local de maior tráfego de pessoas. Está sendo substituído o piso tátil de alerta, que era cobrado anteriormente pelo direcional, contornando o limite do lote para garantir o balizamento seguro da pessoa com deficiência visual.

 

Também será removido o corrimão de acesso a porta principal da secretaria para não se constituir como obstáculo ao piso direcional que está sendo aplicado. A rampa tem menos de 5% de inclinação, portanto não precisa de corrimão de apoio, esclarece Marinho.

 

Outra situação que está sendo corrigida são as vagas de estacionamento para deficientes que estavam com inclinação. Elas estão sendo rebaixadas e ficarão planas para que fiquem realmente acessíveis. Também serão substituídas as sinalizações para atender a NBR 9050/2015.

 

Houve o rebaixamente de guias para pedestre, que antes estava na esquina, o que é proibido pela norma, embora a anterior permitisse, “a gente pediu para retirar. Agora ela está colocada somente onde há possibilidade de travessia, que é voltada para as ruas laterais”, diz ela. Além do nivelamento do piso intertravado, que tinhas alguns buracos ao longo do passeio.

 

Ela informa ainda que internamente o prédio também sofrerá alguns ajustes de sinalização, correção de largura de porta, pintura da porta corta-fogo para que se possa identificar no momento de fuga/emergência. Todo o serviço está sendo executado pelo proprietário do imóvel para obtenção do novo habite-se.

 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css