Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

21/08/2019 16:30
  • Semurb retoma atividades do Plano Diretor reunindo Grupos de Trabalho (GTs)
Assessoria Semurb

Iniciada na manhã desta quarta-feira, 21/08, as reuniões com os integrantes Grupos de Trabalho para a revisão do Plano Diretor de Natal. O dia de hoje foi dedicado ao GT I, que trata do Tema: Macrozoneamento e Ocupação do Solo. Ao grupo, foi apresentado pela equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), os regimentos já aprovados para todo o processo de revisão do Plano Diretor, a metodologia a ser aplicada nas oficinas. E, além disso, foram formados subgrupos e seus facilitadores, que terão papel importante nesse processo.

 

 

O secretário da Semurb, Daniel Nicolau, abriu os trabalhos falando da satisfação em retomar às discussões. Ressaltou que as soluções devem ser construídas com a participação de todos e que o diálogo deve ser bastante franco, principalmente nos Grupos de Trabalho, para que se possa estabelecer um ambiente de confiança. Destacou o legado dos Planos anteriores, em que Natal é frequentemente convidada para apresentar estudos de caso, a nível nacional. “Somos uma cidade madura nessas discussões, temos um legado de meio ambiente e urbanismo, mas temos necessidade de modernizar o nosso instrumento, chamado Plano Diretor”, finalizou.

 

 

O secretário adjunto de Planejamento, Thiago Mesquita, destacou a importância dos Grupos de Trabalho (GT) nessa nova fase, porque vai ajudar nos próximos atos públicos, que serão realizados junto à sociedade e na sistematização dos produtos oriundos das oficinas. Apresentou ainda a metodologia que será aplicada nas oficinas, que terá como objetivo escutar os anseios populares e garantir que todos tenham voz.

 

 

Ao final, todos foram convidados a se inscrever nos seis subtemas previstos na temática, que são: limites de áreas adensáveis, de adensamento básico e Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs); prescrições urbanísticas; parcelamento do solo; empreendimentos e atividades de impacto; áreas permeáveis em projetos; infraestrutura e serviços urbanos: mobilidade, saneamento, equipamentos e serviços públicos. Elegeram os facilitadores em cada um deles para facilitar a comunicação entre o grupo e a sociedade.

 

 

A próxima reunião acontece amanhã, quinta-feira, 22/08, com o Grupo de Trabalho de Áreas Especiais (GT II), a partir das 8h30, no auditório da faculdade Estácio, na Alexandrino de Alencar, 708, Alecrim.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css