Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

21/08/2019 19:12
  • Guarda Municipal atua com batedores na segurança de autoridades militar internacional
Divulgação

A Guarda Municipal do Natal (GMN) está contribuindo com a escolta de segurança dos chefes de Estado-Maior da Defesa da América do Sul e do Comando Sul dos Estados Unidos da América, que estão em Natal participando da Conferência Sul-Americana de Defesa (SOUTHDEC - 2019), que acontece até esta quinta-feira (22), no Hotel Serhs, na Via Costeira, da capital potiguar. A conferência tem o objetivo de discutir temas relacionados a segurança e defesa dos países que fazem parte do encontro.

A GMN está atuando com batedores, utilizando viaturas e motocicletas no acompanhamento tático durante o deslocamento das autoridades internacionais. O efetivo da Guarda Municipal segue os procedimentos de segurança desenvolvidos pelo Exército Brasileiro, que é o responsável direto pelo comando da operação, que envolve ainda outros órgãos da segurança pública, a exemplo das polícias Militar e Civil, além de setores da inteligência.

De acordo com o subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, todo o traslado das autoridades desde o aeroporto Aluízio Alves até o Hotel Serhs, na Via Costeira, contou com a participação efetiva de guardas municipais. “A Guarda Municipal se integra às demais forças de segurança nessa missão importante de zelar pela segurança dos chefes de Estado-Maior e de toda a área onde está acontecendo os debates e reuniões”, comentou Cruz.

Esta é a primeira vez que a Conferência Sul-Americana de Defesa (SOUTHDEC - 2019) é realizada em solo brasileiro. Outras cinco edições do encontro já foram realizadas, sendo em 2018, na Argentina; em 2017, no Peru; em 2016, no Uruguai; em 2015, no Paraguai; e 2014, no Chile.