Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

22/08/2019 10:43
  • SME discute avanços e desafios da Rede Municipal com gestores das 146 unidades de ensino
Adrovando Claro

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou, na tarde dessa quarta-feira (21/08), mais um encontro mensal com os gestores das 146 unidades de ensino da Rede Municipal de Natal, no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). Na pauta, foram abordados assuntos de ordem pedagógica e administrativa para o bom funcionamento dos centros municipais de Educação Infantil e escolas de Ensino Fundamental.

 

 

 

A secretária de Educação, professora Cristina Diniz, destacou inúmeras ações realizadas pela pasta da Educação nos últimos quatro meses. “Publicamos a mudança de nível de N1 para N2 de 88 profissionais do magistério, de NE1 para N1 de outros dois profissionais, além da gratificação de mestrado para 31 professores e de doutorado para outro professor, totalizando 122 professores e/ou educadores infantis. Também saiu a atualização de quinquênios para 395 professores e/ou educadores infantis. E a publicação da carga suplementar de trabalho de 145 professores”, comemorou a secretária.

 

 

 

Aproveitando o encontro, a titular da SME ressaltou o canal de diálogo aberto e permanente entre a Prefeitura/SME com o Fórum dos Gestores (Fogem) e Sinte/RN, além de encaminhamentos realizados nesse período, como o lançamento do Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, as formações continuadas para professores e assessores pedagógicos, o projeto piloto de robótica com cinco escolas municipais, a presença de mais de quatro mil alunos visitando a Campus Party, o trabalho de política de paz nas escolas, a renovação do convênio com a Guarda Municipal, a construção de dois CMEI e a reforma de três escolas, entre outras ações positivas.    

 

 

Dando continuidade à pauta da reunião de gestores, um assunto importante, atual e de interesse de todos os trabalhadores, foi proferido na palestra da advogada Marcleane Gomes sobre a Reforma da Previdência. Com o tema “Trabalho e Previdência - O quê precisamos saber”, a palestrante explicou o que é a previdência social e sua importância para o cidadão, qual o modelo atual de previdência e as principais regras e qual a proposta apresentada pelo país.   

 

     

Marcleane Gomes, que é especialista em Direito Público e Política Pública Previdenciária, falou dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), das aposentadorias por regras de transição e da regra geral permanente, do direito à aposentadoria especial de professor, do cálculo do benefício e pensão. “Realizei uma explanação técnica das regras atuais e das mudanças com a Reforma da Presidência”, disse a advogada.     

 

 

PARCERIA CASA DURVAL PAIVA

Na oportunidade, o presidente da Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, Rilder Campos, e o jornalista Fernando Campos (filho de Rilder) falaram da importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil e entregaram um manual de orientação à escola, ao professor e ao estudante “Aprendendo Mais sobre Câncer InfantoJuvenil” para distribuição em todas as unidades de ensino.   

 

 

Rilder Campos falou da importância e papel da escola no antes, durante e depois no processo de adoecimento da criança e adolescentes com câncer. “O papel do professor é de suma importância. Ele precisa exercer o papel de multiplicador da informação, de suspeitar de alguns sinais e sintomas, de orientar os pais e também no trato com as crianças após o diagnóstico, incluindo-as socialmente. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura do câncer podem chegar até 90%”.        

 

 

Também participou do encontro de gestores, a secretária executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Ivanise Laurentino da Silva, que tratou do próximo processo eleitoral de escolha dos conselheiros tutelares e direção do Comdica. “As eleições vão acontecer no dia 06 de outubro deste ano e contaremos com o apoio do TRE (disponibilidades das urnas eletrônicas) e apoio de todas as escolas e da Prefeitura do Natal. Em breve, divulgaremos os nomes dos candidatos e locais de votação”, disse.

 

 

 

A integrante do Fogem, Ana Paula, parabenizou esse formato de reunião, “que dá fala aos gestores e que podemos expressar nossas angústias e preocupações”. A reunião de gestores é um espaço de diálogo e compartilhamento de experiências com os diretores de todas as unidades de ensino da Prefeitura do Natal. Também participaram da reunião, os secretários adjuntos, que trataram de assuntos de interesse de toda Rede, além dos diretores de departamentos, chefes de setores e assessores que atuam na Secretaria Municipal de Educação.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css