Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

22/08/2019 12:22
  • “Maratona Escolar” planta cerca de 100 árvores esta semana em Natal

A “Maratona Escolar”, do Planta Natal, segue sensibilizando alunos, pais, professores e comunidades no entorno de escolas do Ensino Fundamental e centros municipais de Educação Infantil, na capital potiguar em relação à necessidade de preservação do Meio Ambiente. Nesta quinta-feira (22/08), o projeto da Prefeitura do Natal plantou 15 espécies no CMEI Professora Terezinha de Jesus Souza de Lima, na zona Norte. E, nesta sexta-feira, dia 23, às 9h, será a vez da Escola Municipal Professora Tereza Satsuqui Aoqui, no Cidade Satélite, zona Sul, receber até 80 árvores. A meta é plantar 20 mil espécies por toda a cidade até o final de 2020.

“A certeza da perseverança das espécies que estão sendo plantadas, além do engajamento da comunidade escolar, mães, pais, professores, diretores, funcionários e crianças, além de toda a mobilização é impagável”, comenta a secretária de Esportes e Lazer de Natal, Danielle Mafra, coordenadora do Planta Natal. O projeto reserva para amanhã uma grande ação. “No plantio dessa sexta, estaremos completando uma maratona que levou mais de 200 árvores para as escolas do município. Na Escola Tereza Satsuqui Aoqui, plantaremos até 80 espécies. Tem uma expertise importante do projeto, porque vamos fazer replantio de espécies de grande porte, que estavam numa jardineira. Então, tiramos essas espécies e vamos replantá-las. A gente diversificou as espécies, porque lá só tinha Aroeira. E, se tivesse uma praga, mataria todas. A gente vai fazer um pomar na escola. Teremos o abate de um ‘Neem’, que é uma espécie asiática, invasiva, que já é proibida em várias cidades”, revela a secretária.

Danielle Mafra relembra que o Planta Natal, em sua “Maratona Escolar”, trabalha com a interdisciplinaridade, fundamental no processo educativo atual. “Lá, temos uma escola de tempo integral, com 300 crianças que irão participar do plantio. Estivemos lá antes, nos reunimos com a comunidade escolar e eles já fabricaram os tutores, pensaram atividades interdisciplinares com informática para a elaboração dos QR codes para as plaquinhas das árvores. Enfim, é uma coisa importante para a escola e, mais que isso, a gente acerta plantando árvores que vão perseverar, a espécie certa, preservando a diversidade, atendendo aos anseios da comunidade escolar”, conclui.

O Horto Municipal de Natal é o responsável pela maioria das mudas produzidas para o projeto. No plantio de hoje, foram utilizados Oitis, Craibeiras e Ipês. “A intenção é dar uma climatizada na escola, melhorando a sensação térmica e também desenvolver nas crianças a sensibilidade do plantio de árvores e melhorar o nosso aquífero, uma vez que a copa das árvores diminui a velocidade da gota de água que cai da chuva”, explicou Gileno Vilar, chefe do Horto Municipal de Natal. “Para o pomar, serão levados seis tipos de árvores frutíferas: Pinha, Graviola, Cajarana, Pitanga, Acerola e Goiaba”, complementou.