Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

22/08/2019 15:22
  • Definidos componentes do Grupo de Trabalho de Áreas Especiais (GT II) do Plano Diretor
Assessoria Semurb

Foi retomada, na manhã desta quinta-feira, 22, a reunião com os Grupos de Trabalho do Plano Diretor de Natal. Hoje, foi com o GT II, que trata das Áreas Especiais, com subtemas das Áreas Especiais de Interesse Social (AEIS), de Risco, de Controle de Gabarito e de Proteção ao Patrimônio, Histórico, Arquitetônico e Paisagístico. Também foram eleitos os facilitadores que conduzirão as discussões e farão a ligação com os demais grupos. As reuniões estão sendo conduzidas pela coordenação técnica, composta por técnicos da secretaria de Meio Ambiente de Natal (Semurb), responsável pela revisão do Plano.

 

 


O secretário da Semurb, Daniel Nicolau, ressaltou a importância do diálogo franco, principalmente nos Grupos de Trabalho para que se possa estabelecer um ambiente de confiança. Destacou o legado dos Planos anteriores e que Natal frequentemente é convidada para apresentar estudos de caso a nível nacional. “Somos uma cidade madura nessas discussões, temos um legado de meio ambiente e urbanismo, mas temos necessidade de modernizar o nosso instrumento chamado Plano Diretor”, finalizou.

 

 

 

O secretário adjunto de Planejamento da Semurb, Thiago Mesquita, apresentou ao grupo o Regimento Interno aprovado pelo Núcleo Gestor e a metodologia para condução das oficinas. Explicou que serão formados grupos para discutir os subtemas específicos de cada tema, onde cada um poderá dar sua contribuição elegendo suas potencialidades e problemas, e, ao final, elencarão cinco prioridades. Disse que já está divulgado o calendário das oficinas, iniciando na próxima terça-feira, 27, com os movimentos populares e Ongs, e nos dias 30 e 31, será com a população da região administrativa, região Leste. Todas acontecerão na faculdade Estácio, que fica na Alexandrino de Alencar, no Alecrim.

 

 


A coordenadora técnica do GTII, a arquiteta Suerda Ivanete Gomes, explicou de forma mais detalhada, quais são os subtemas do grupo e o que trata cada um deles, para facilitar a escolha pelos participantes. Em cada subtema terá um facilitador que receberá material produzido pelos técnicos da Semurb, contendo várias informações, entre eles uma pré-análise dos artigos do PDN e, que a partir dele poderão fazer críticas e sugestões. 

 

 

 

O geógrafo Arthur Veríssimo pediu para que o grupo ocupasse todos os subtemas para que não esvazie nenhum. “peço que sejam sensíveis e ocupem todas as salas. É preciso vestir a camisa do GT”, enfatizou. No final, houve a definição dos componentes dos grupos nos subtemas e a eleição dos facilitadores de cada subtema. 

 

 

 

A última reunião acontece nesta sexta-feira, 23, a partir das 8h, com o Grupo de Trabalho do Sistema de Planejamento, Gestão e Fundos de Desenvolvimento Urbano (GT III), na faculdade Estácio, que fica na Alexandrino de Alencar, 708, Alecrim.
 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css