Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

22/08/2019 17:37
  • Secretaria de Educação promove formação inicial para educadores infantis seletivos
Adrovando Claro

O Departamento de Educação Infantil (DEI) numa ação intersetorial com o Setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME), convocou os 110 professores que ingressaram no processo seletivo para a Formação Inicial Docente na Educação Infantil. O curso com duração de 40 horas foi aberto na noite de terça-feira (20), no Centro Municipal em Educação Aluízio Alves (CEMURE) e vai até novembro de 2020.

 

 

 

A diretora do Departamento de Educação Infantil, professora Andréia Morais Diniz, comentou que é um momento de acolhimento para receber esses professores que estão ingressando pela primeira vez na modalidade e conhecer a abordagem e os princípios teóricos. “É uma formação contínua. Não basta ser pedagogo ou ser especialista, pois durante toda a vida o professor permanece estudando. Serão postos em prática os conteúdos relacionados à prática pedagógica, os princípios do currículo e as questões de afetividade”, destacou.

 

 

 

A formadora Joselite de Oliveira Marinho, assessora pedagógica do Departamento de Educação Infantil disse que essa formação tem por objetivo geral implementar ações formativas de acolhimento e orientação pedagógica aos docentes iniciantes na Educação Infantil. “Acreditamos que todo mundo inicia em algum momento por mais experiência que o professor tenha, pois em cada momento, se depara com algo novo”.

 

 

 

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Ednice Peixoto dos Santos, disse que os professores têm práticas em unidades escolares da rede privada ou em outra rede pública e não compreende de imediato como é a dinâmica dos Centros Municipais de Educação Infantil da Rede Municipal de Natal. “A formação é importante não só para transformar o professor em um agente de mudança, mas principalmente para ele saber como é a dinâmica e como eles podem resolver as situações cotidianas. Além de entender como é a criança, o perfil e como ela deve ser realmente educada”.

 

 


A educadora infantil Luciana Coelho de Moura Freire está trabalhando no CMEI Professor José Carlos Bezerra, no bairro de Igapó. “Eu espero adquirir conhecimentos com as formadoras guiando uma série de ações educativas para praticar em sala de aula”.

 

 

 

O professor Elíson Bezerra de Medeiros que trabalha com educação básica há 28 anos, está lotado no CMEI Professora Maria Luiza Santos de Souza, no bairro do Planalto. Elíson falou das expectativas com a formação e da oportunidade de crescimento e aprendizado. “ Meu objetivo é conseguir fazer do meu trabalho uma referência para outros educadores que atuam na unidade escolar e com muita humildade também vou aprendendo com eles”. 

 

 


A programação se estende até 2020 com carga horária de 40 horas e um encontro mensal a partir de estudos sobre os Referencias Curriculares Municipais para a Educação Infantil e as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. A formação também será dividida em etapas de estudos com ações formativas e orientações pedagógicas com aulas presenciais e com atividades vivenciais. A primeira etapa será nos meses de agosto, setembro e outubro. A segunda acontece entre março e maio de 2020. A terceira etapa compreende de agosto a novembro de 2020.  




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css