Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

16/09/2019 09:22
  • GMN representa Natal no 4° Encontro Norte e Nordeste das Guardas Municipais
Divulgação

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) participou do 4º Encontro Norte e Nordeste das Guardas Municipais (Enneguam) realizado de 12 a 15 deste mês na cidade do Crato-CE. O encontro teve como tema principal “Guarda Municipal – Segurança Pública Preventiva e Comunitária” e contou com as participações do comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), Alberfran Grilo, e da guarda municipal e chefe de gabinete da Semdes, Luciana Lima.

Durante o evento, foram debatidos temas de relevância para o fortalecimento institucional das guardas municipais de todo o país com foco na prevenção a violência e na valorização do agente de segurança pública municipal. Pautas como a importância profissional, melhorias estruturais e técnicas e estratégias operacionais foram discutidas por técnicos de diversas guardas municipais espalhadas pelo país.

Os quatro dias do Encontro foram apresentadas várias palestras abordando desde a Política Nacional para as Guardas Municipais, passando por armamento e convênios federais para as guardas, como também aposentadoria especial, segurança preventiva escolar, técnicas operacionais, importâncias das Rondas Ostensivas Municipais, representação política sindical, entre outros temas de destaque.

O comandante da GMN, Albefran Grilo, ressaltou a dimensão do evento para o avanço das Guardas Municipais no campo da segurança pública. “É um momento para debater o papel das Guardas, trocar experiências exitosas e ampliar horizontes sempre com foco na consolidação de uma segurança pública baseada na prevenção e na cidadania”, comentou.

Já a chefe de gabinete da Semdes, Luciana Lima, anunciou que a quinta edição do Enneguam, que será realizada no próximo ano (2020), teve Natal como a cidade sede escolhida para receber as representações do Norte e Nordeste do país. “Natal foi aprovada pela unanimidade dos presentes no evento”, comemorou.

Outro ponto positivo para a capital potiguar foi que a representação da Guarda Municipal do Natal ficou entre os escolhidos para compor a Comissão Norte e Nordeste de Guardas Municipais (Conneguam).