Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

18/09/2019 09:52
  • Grupo Cuidando de Quem Cuida completa 18 anos na UBS Candelária
Divulgação

Primeiro grupo do Nordeste de acolhimento exclusivo para familiares de pessoas com Alzheimer dentro de uma unidade básica, o ‘Cuidando de Quem Cuida’ é uma iniciativa que acontece semanalmente – toda terça, a partir das 8h30 – na UBS Candelária e está completando 18 anos de existência em setembro.

 

 

Para comemorar a data, o grupo se reuniu nessa terça-feira (17/09) para ouvir uma conversa com o professor e coach Assis Maia abordando o tema central “O controle das emoções diante da doença de Alzheimer”.

 

 

O Cuidando de Quem Cuida tem em média 25 participantes que se reúnem semanalmente, mas que também conversam tirando dúvidas diariamente através de um grupo em uma rede social. Ao total, já passaram pelo grupo mais de 2 mil pessoas.

 

 

Maria Bethânia, enfermeira da UBS Candelária, destaca que “o grupo é repleto de homens e mulheres, quebrando o paradigma que compete somente à mulher a questão do cuidado e do afeto”

 

 

Segundo Maria Bethânia, que já foi coordenadora do grupo desde sua criação, “o propósito do grupo não é formar cuidadores, é orientar os familiares pra que eles possam cuidar melhor. As orientações vão das mais básicas até as mais elaboradas. Talvez por isso, muitos técnicos de enfermagens já tenham passado pelo grupo, pois eles estão nas casas das famílias e eles precisam ter um olhar mais apoiador”.

 

 

Frederico Sérgio Silveira de Araújo entrou no grupo  há oito anos e 10 meses para cuidar melhor da sua esposa, que foi diagnosticada com Alzheimr aos 55 anos. “Aqui, eu encontrei um apoio fantástico, porque ele (o grupo) me deu forças e determinação para cuidar da minha esposa, sabendo que é difícil, mas não é impossível chegar num patamar maior de cuidado. Porque para o cuidar é necessário muita força, determinação, paciência, mas principalmente o amor. Porque sem amor você não cuida bem”.

 


Quem tiver interesse em participar do ‘Cuidando de Quem Cuida’ basta comparecer na própria UBS Candelária, que está localizada na Rua Barão do Açu, s/nº, no bairro Candelária. Telefones de contato são (84) 3232-8295.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css