Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

18/09/2019 11:02
  • Prefeitura oferece apoio operacional e equipamentos para voluntários do Dia Mundial da Limpeza
Divulgação

A Prefeitura de Natal vai dar todo apoio e participar ativamente das ações do Dia Mundial da Limpeza que ocorre neste sábado (21). A Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) atuará com uma equipe de 70 agentes de limpeza (garis), bem como irá disponibilizar para os demais participantes mais de três mil sacos para o acondicionamento dos resíduos, 200 pares de luvas de látex e 60 frascos de protetor solar.

As ações acontecerão no trecho entre a praia de Ponta Negra e da Redinha, com outros dois pontos distribuídos entre os bairros do Alecrim e Cidade Alta. Esses locais serão os principais alvos dessa ação, mas o objetivo é que a mensagem chegue até grande parte da sociedade natalense. A Urbana vai dar suporte na extensão de toda a orla da cidade.

Para que a capital seja destaque, o prefeito Álvaro Dias determinou o engajamento de boa parte da estrutura do governo municipal com as participações das secretarias de Educação (SME), Turismo (Setur), Meio Ambiente (Semurb), Trânsito (STTU), Saúde (SMS) e Comunicação (Secom). A cidade estará mobilizada também com cerca de 6.000 voluntários de ONG’s, associações, estudantes, professores, empresários, profissionais liberais, entre outros. Todos podem participar, desde que atentem para o uso de equipamentos e materiais necessários para a coleta do lixo, como também estejam atentos para destinar os resíduos coletados até os pontos oficiais da Urbana, para que esses materiais não tenham um destino inadequado.

“Sabemos da importância dessa iniciativa e estamos oferecendo todo o suporte necessário para que Natal receba o título de capital mais limpa do Brasil. Quero aqui também conclamar a participação de toda a sociedade. A Prefeitura faz a sua parte, mantendo em dia a coleta regular dos resíduos domésticos em toda as regiões, também tem realizado a coleta de entulhos e restos de podas, mas ainda temos muitos pontos de destinação clandestina. É fundamental que a população contribua nesse trabalho conjunto com o poder público para que tenhamos uma cidade mais limpa e melhor de se viver”, disse Álvaro Dias, revelando que Segundo informações da Urbana, diariamente, são coletados, em média, 36 toneladas de resíduos sólidos entre as praias de Ponta Negra e da Redinha, incluindo Via Costeira, Miami, Areia Preta, Praia do Meio e Praia do Forte.

Ao participar do Dia Mundial da Limpeza, Natal se integra, mais uma vez, a um processo que se espalhou pelo mundo e atualmente inclui 158 países, que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. Em 2018, mais de 18 milhões de pessoas limparam as cidades simultaneamente, em um único dia (15 de setembro).  No Brasil, foram 363 cidades que realizaram a ação, mais de 100 mil voluntários retiraram 2 mil toneladas de resíduos de praias, rios, praças, parques, avenidas, ruas e terrenos.

“O apoio irrestrito ao projeto evidencia que a gestão do prefeito Álvaro Dias está sintonizada a um tema que está na ordem do dia em todo o mundo – o  meio ambiente”, destacou Nayara Azevedo, diretora do Instituto Cidade Limpa que é parceiro da Prefeitura na realização do Dia Mundial da Limpeza.