Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

19/09/2019 09:37
  • Saúde promove curso de auriculoterapia para rede psicossocial

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Gestão, Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), em parceria com o Departamento de Atenção Básica (DAB), promoveu, na terça-feira (17/09) e quarta (18/09), o curso de imersão em auriculoterapia para a Rede Psicossocial do Município de Natal.

 

 

O curso foi ministrado pelo terapeuta e acupunturista da SMS, Nilton Genobie, e foi dirigido aos médicos, psicólogos, enfermeiros, terapeutas e servidores dos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) dos cinco Distritos Sanitários e do Ambulatório de Prevenção e Tratamento do Tabagismo, Alcoolismo e outras Drogadições (Aptad).

 

 

De acordo com a terapeuta dos Serviços Integrativos e Complementares do SUS (Servipic), Magda Fabiana Dantas, o objetivo é capacitar os profissionais para atender pacientes em crise, fazendo a utilização da terapia mais leve, diminuindo cada vez mais os medicamentos. “Capacitamos profissionais desses serviços especializados, que farão um trabalho de prevenção e de atendimento diferenciado para os usuários da rede, contemplando assim, pacientes bem como os acompanhantes”.

 

 

Após o curso, cada serviço recebeu um kit de atuação abastecido para até o mês de dezembro. Isso garante uma média de 10 pacientes por terapeuta, por semana, dos cinco serviços de referência.

 

 

A auriculoterapia  é um ramo da especialidade da acupuntura, que foi oficializada pela organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema. “É um método que consegue impor-se pelos resultados obtidos e por ser pouco invasivo, o que faz com que seja aceito pelo paciente”, destacou Magda.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css