Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

19/09/2019 10:12
  • Estudantes visitam o Museu do Brinquedo Popular
Adrovando Claro

Uma manhã para se divertir e conhecer os brinquedos de outras gerações. Foi assim para um grupo de alunos da Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, ao visitarem o Museu do Brinquedo Popular nessa quarta-feira (18/09). O espaço pertence ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), e está localizado no Campus da Cidade Alta.

O Museu do Brinquedo Popular abriga cerca de 300 brinquedos e brincadeiras inventariados em mais de 60 municípios do RN por uma equipe de pesquisadores do Curso de Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida do IFRN. Um espaço de resgate de períodos em que os brinquedos e brincadeiras eram confeccionados pelas próprias crianças.

De acordo com a professora Abidízia de Albuquerque Silva, a proposta da visita ao museu foi fomentada dentro do projeto escolar do semestre, tendo como um dos eixos temáticos brinquedos e brincadeiras, além da dinâmica com outros componentes curriculares, trabalhando junto com os professores de Artes e de Educação Física.

A visita ao museu serviu para os alunos perceberem a diversidade de brinquedos de outros municípios do estado do Rio Grande do Norte e apontar opções de brincadeiras. Isso porque o contexto atual das grandes cidades, segundo a professora, mostra que a criança não tem mais um espaço para o brincar, e não tem essa vivência de ter o contato com os brinquedos antigos e seu processo de construção.

,

“Estamos propondo à turma ter esse contato, tanto com brinquedos e brincadeiras, pois temos um espaço na escola para isso. Tem área verde, área construída, espaço para crianças brincarem e terem contato com esse material. Vamos também confeccionar brinquedos, porque, ao construir esses objetos, vão trabalhar o corpo, as habilidades manuais, a concentração e a relação de cuidado, de zelo com seu próprio material e o cuidado com a preservação do ambiente,” afirmou.

A aluna Clarissa Antônia Benideus, de oito anos, disse que ficou muito animada para conhecer o museu e a importância dos brinquedos. “Pelo que entendi, esses brinquedos são muito mais legais do que os de hoje em dia, como essa boneca de papelão e de madeira. Eu também tenho um boneco feito de garrafa pet, com uma cordinha e no final dele a bolinha é feita de papel enrolada com uma fita”.

As crianças foram conduzidas por uma orientadora, que explicou um pouco da história dos brinquedos e brincadeiras em exposição, além de mostrar as peças dentro do universo lúdico infantil de diferentes gerações com seus aspectos definidos pelos costumes, cultura, folclore e memórias. Brinquedos como patinete de madeira, gidão, carrinho de rolimã, casas de bonecas, cavalo de paus e miniaturas de parque de diversões e carros de lata, despertaram a atenção dos alunos.