Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

30/09/2019 11:59
  • Prefeitura lança edital para participação da Feira Gastronômica da Árvore de Mirassol
Alex Régis

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Turismo, lançou, nesta segunda-feira (30/09) edital para credenciamento de grupos produtivos na área da gastronomia (food trucks, alimentos regionais e tendas) para compor a programação da Feira de Gastronomia e Arte de Mirassol, no Espaço Cultural Marilene Dantas, no entorno da Praça da Árvore, no bairro de Mirassol, durante o período do Natal em Natal 2019.

Os interessados em participar, devem entregar a documentação exigida no edital até o dia 11 de outubro. A lista com os aprovados será divulgada no dia 25 de outubro. São 32 vagas distribuídas da seguinte forma: 18 para empreendedores gastronômicos, 10 para Food Trucks e 4 para agentes gastronômicos tradicionais potiguares.

A Setur explica que empreendedores gastronômicos são aqueles que comercializam produtos alimentícios em estrutura fixa de tendas padronizadas e adequadas para preparo e comercialização de gêneros gastronômicos.

Food Trucks são descritos como equipamentos móveis que transportam e vendem comida, que funcionem preferencialmente dentro de um veículo tipo furgão, van, caminhão, ou similar, motorizado ou não. Já́ “Agente Gastronômico Potiguar", entende-se como empreendedores culturais que utilizam na elaboração de pratos, matéria prima e práticas que sejam reconhecidas pela população como sendo da gastronomia tradicional potiguar.

Todos os pratos oferecidos no evento terão o valor máximo de R$ 20,00 (vinte reais). Cada prato terá́ um tamanho único e exclusivo, sendo vedada a comercialização de porções pequenas, médias e grandes de um mesmo item. O proponente selecionado deverá comercializar no máximo três tipos de pratos.

A seleção das propostas será realizada por uma Comissão de Seleção Técnica, composta por quatro integrantes, sendo dois membros da Setur e dois da Secult/ Funcarte, designados pelos respectivos Secretários das pastas. O edital está à disposição dos interessados na sede da Setur, Na Rua Jundiaí́, n° 644, Tirol, Natal/RN - CEP 59.020-120, no horário das 8h às 14h. Lá também devem ser entregues os documentos dos participantes.

OUTRAS AÇÕES

A Feira Gastronômica faz parte de uma série de ações organizadas pela Prefeitura de Natal com o objetivo de transformar a Árvore de Mirassol e a área da Natal Original em um local de atração ao turista que visita à capital potiguar. A Setur iniciou há alguns meses um contato direto com as operadoras de turismo receptivo da cidade para inserir o local como parada dos roteiros turísticos.

De acordo com informações da secretaria, a praça, em breve, deixará de ser usada sazonalmente, apenas no período natalino e das festas de fim de ano, passando a ter uma programação fixa. A Setur revela que já existe um estudo sendo elaborado, atendendo ao pedido do prefeito Álvaro Dias e da Semtas (Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social), para que a árvore seja temática e usada o ano inteiro.

As informações completas sobre o edital, acesse o DOM desta segunda-feira