Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

09/10/2019 13:22
  • Caps AD Norte resiste na luta contra a dependência química há 15 anos    
Divulgação

Caracterizado como um serviço humanizado de inclusão, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD II Norte) é uma Unidade Especializada no Tratamento de Dependência Química de Álcool e Outras Drogas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece serviços pelo CAPS AD II Norte há 15 anos, mas faz pouco mais de um ano que os atendimentos estão sendo realizados em um novo endereço. Agora está localizado na Avenida Rio Doce, nº 3, no Conjunto Santarém, no Potengi, zona Norte da cidade. 

 

 

Com mais de 310 usuários fixos, o CAPS AD II Norte estabelece a seguinte dinâmica de acolhimento aos pacientes: primeiramente ocorre a triagem, atendimentos iniciais para demandas espontâneas ou encaminhadas, e a partir disso é gerado o projeto terapêutico destes usuários para continuarem seus tratamentos. O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas para um indivíduo, uma família ou um grupo que resulta da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar com Apoio Matricial, se esse for necessário. Em saúde, o apoio matricial se configura como uma retaguarda especializada que oferece suporte técnico-pedagógico às equipes de referências, as quais são as equipes responsáveis pela condução de um caso individual, familiar ou comunitário.  

 

 

Além disso, o CAPS AD II Norte oferece grupos terapêuticos para usuários em tratamento. Eles podem ser inseridos em grupos ou atividades diversas de acordo com seu PTS que pode ser intensivo ou semi-intensivo. Ao todo são mais de 10 grupos disponibilizados, cada uma com em média 25 participantes diários. Entre eles existe o grupo psicoterapêutico, grupo da família, grupo de xadrez, grupo de música, grupo espaço aberto, entre outros. Usuária do Caps AD II Norte há mais de um ano, a M.d.S.M. procurou o local por ter vício em algumas drogas e revela que “O Caps é minha âncora. Digo isso porque eles me seguram, me fortalecem. Se não fosse por eles eu já teria afundado”. 

 

 

A equipe do CAPS AD II Norte é formada por psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, educador em saúde, educador social, nutricionista, administrador e administrador. De acordo com Djairo Alves, administrador do CAPS AD Norte “O diferencial deste Caps é a equipe, somos muito unidos no sentido de oferecer o melhor para os nossos usuários. Trabalhamos bastante, mas damos conta do recado diariamente com muita dedicação e empatia”. Para mais informações sobre Caps AD II Norte, entrar em contato pelo telefone: (84) 3232-8232. 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css