Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

08/11/2019 14:05
  • Participa Natal nos Bairros já realizou mais de 24 mil atendimentos
Divulgação

O bairro das Rocas, localizado na Região Administrativa Leste, recebe neste sábado (09/11) a Ação Participa Natal nos Bairros, que tem por objetivo melhorar a articulação da população com a municipalidade, além de concentrar, em um único dia e local, a oferta de diversos serviços previamente demandados pela população local. A ação acontece das 8h30 às 12h30 e ocupará as dependências da Escola Municipal Henrique Castriciano (rua Décio Fonseca, 663).

Esta é a sexta edição da Ação Participa Natal nos Bairros, que já beneficiou os moradores do Planalto, Lagoa Azul, Bom Pastor, Nossa Senhora da Apresentação e Felipe Camarão e realizou 24.371 atendimentos nas áreas de educação, saúde, limpeza urbana, saneamento básico, defesa do consumidor, políticas para as mulheres, segurança e defesa social, esporte e lazer, assistência social, mobilidade urbana, habitação, cultura, entre outras.

Na noite desta quinta-feira (07/11), equipes da prefeitura, sob a coordenação do secretário de Planejamento, Alexsandro Ferreira, fizeram reunião com moradores das Rocas para mobilizar e identificar as carências prioritárias do bairro. Como aconteceu nas cinco edições da Ação, o prédio da escola que abrigará o evento recebeu serviços de manutenção e reparos na estrutura física.

A Ação Participa Natal nos Bairros tem o envolvimento de todas as secretarias e órgãos da Prefeitura do Natal e conta com o apoio de várias instituições parceiras. É coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) com o apoio do Setor de Comunidades da Secretaria Municipal de Governo.

“O sucesso da Ação Participa Natal nos Bairros não está apenas no fato de levar serviços à população visitada, mas principalmente por provocar o envolvimento da comunidade e criar uma boa interlocução comunidade e prefeitura”, diz Alexsandro Ferreira. Ele ressalta que é nesses contatos diretos, seja no dia da ação ou na reunião de preparação, que as demandas são mais bem explicitadas por quem vive no bairro.

Serviços/Ações comumente ofertados(as) à população

1ª Ação

Planalto

2ª Ação

Lagoa Azul

3ª Ação

Bom Pastor

4ª Ação

NS Apresentação

5ª Ação

F. Camarão

Saúde

Resp. Social

Social

Educação

Lazer

-----------

Ouvidoria

Saúde

• Consultas médicas; Aferição de pressão arterial; Orientação para a prevenção de doenças, prevenção da H1N1; Distribuição de preservativos; Orientação nutricional; Preventivos; Teste de glicemia; Testes rápidos de HIV, SIFILIS e Hepatite C; Orientação e prevenção de arboviroses; Vacinação; Distribuição de hipoclorito; Prevenção de doenças bucais com aplicação de flúor, distribuição de kits de higiene dental e escovação orientada.

Responsabilidade social
• Agendamento para a emissão de documentos - carteira de identidade; Plastificação de documentos; Emissão de cartão do estacionamento; Emissão de cartão do SUS; Inscrição, atualização e orientações no Programa Minha Casa, Minha Vida; Assinatura de Contratos de Regularização Fundiária; Orientações jurídicas; Direitos da criança e do adolescente; Orientações de defesa do consumidor; Orientações sobre o combate ao desperdício de energia elétrica e troca de lâmpadas; Fotos 3x4; Cadastro Único; Orientações educativas sobre o meio ambiente, com plantio e distribuição de mudas (SEMURB e Planta Natal); Orientações de combate à violência contra a mulher.

Social
• Serviços de corte de cabelo feminino e masculino; Esmaltação; Design de sobrancelha.

Educação
• Tributo à Criança; Passe Livre; Jogos educativos; Salas de leitura; Oficinas pedagógicas; Oficinas de teatro; Distribuição de materiais informativos.

Lazer
• Aulões de Zumba; Jogos; Oficinas; Apresentações Culturais; Orientações sobre a importância da prática de esportes na melhoria da qualidade de vida.

Ouvidoria
• Setor de Comunidades da Secretaria Municipal de Governo; SEMSUR; SEMOV; URBANA; Entre outros órgãos.