Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

12/11/2019 21:52
  • Orçamento Participativo Virtual 2019/2020 vai até domingo

A população das quatro Regiões Administrativas ainda pode votar para eleger as áreas temáticas que consideram prioritárias para a sua região por meio do Orçamento Participativo Natal 2019/2020. A Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) estendeu até as 23h59 do próximo domingo (17/11) o prazo de participação online, através do OP Virtual, que se encerrava nessa segunda-feira (11/11). Para participar, é preciso acessar o endereço www.natal.rn.gov.br/sempla/paginas/ctd-1222.html e preencher o formulário disponível.

O formulário é simples e de fácil preenchimento. A primeira página é de identificação e, a segunda, de escolha de três áreas temáticas entre as dez ofertadas: Educação; Saúde; Segurança Pública, Direitos Humanos, Justiça Social e Cidadania; Gestão, Modernização Administrativa, Participação e Controle Social; Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social; Turismo, Cultura e Arte; Meio Ambiente e Infraestrutura Urbana; Habitação; Mobilidade Urbana; e Esporte e Lazer.

Na semana passada, o OP 2019/2020 encerrou a fase de plenárias regionais e presenciais, que “contou com um excelente engajamento dos cidadãos presentes”, segundo afirma o secretário de Planejamento, Alexsandro Ferreira.  De acordo com o secretário, 85 delegados foram eleitos e vão representar as quatro regiões, nos dias 19 e 29 próximos, nos Fóruns de Delegados, “reuniões em que eles realmente vão definir quais ações e quais projetos a suas comunidades precisam, daí ser muito importante que as pessoas que foram eleitas compareçam e votem”.

Como instrumento de gestão democrática, o Orçamento Participativo de Natal permite a população decidir sobre a aplicação de 1,5% da previsão da Receita Tributária para 2020, o que deverá totalizar cerca de R$ 12 milhões. Seguindo o cronograma, após a fase de Fóruns de Delegados, o OP terá sua Conferência Municipal e reuniões de Monitoramento e Avaliação.

Resultado das Plenárias - Número de delegados e áreas temáticas eleitos por região:

Região Leste – Plenária única

12 delegados

Áreas temáticas: educação, habitação e esporte e lazer

Região Sul - Plenária única

16 delegados - 12 titulares e 4 suplentes

Áreas temáticas: meio ambiente/infraestrutura urbana, saúde e educação

Região Oeste – Duas Plenárias

37 delegados

Áreas temáticas: educação, meio ambiente/infraestrutura urbana, habitação e saúde

Região Norte – Duas Plenárias

20 delegados - 18 titulares e 2 suplentes