Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

15/11/2019 08:37
  • Álvaro Dias recebe título de Mecenas da Cultura Potiguar
Joana Lima

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, foi agraciado com o título de Mecenas da Cultura Potiguar. A honraria foi concedida pela Academia Norte-rio-grandense de Letras em solenidade ocorrida na sede da instituição na noite dessa quinta-feira (14/11). A distinção foi oferecida em reconhecimento às ações implementadas pelo chefe do executivo Municipal em defesa da cultura.

O evento faz parte da programação alusiva ao aniversário de 83 anos da ANRL, que foi fundada por Luís da Câmara Cascudo em 14 de novembro de 1936.Na oportunidade, o empresário Eduardo Vila também recebeu o título de Mecenas da Cultura. A ANRL também fez a entrega do prêmio Palmas Acadêmicas Câmara Cascudo - Pessoa Ilustre. Os agraciados foram o Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, Monsenhor Lucas Batista Neto e o médico Paulo Xavier, diretor do Hospital Infantil Varela Santiago.

O jornalismo também foi lembrado na solenidade. Alguns profissionais da área foram agraciados com a Medalha do Mérito Acadêmico Agnelo Alves. Na categoria do jornalismo impresso e/ou blog, Sávio Ximenes Hackradt recebeu a honraria; Augusto Maranhão foi lembrado na categoria Jornalismo Televisivo; O programa Chorinhos e Canções da Universitária FM foi o premiado na categoria de jornalismo radiofônico e Thiago Cavalcanti recebeu a medalha na categoria Jovem Jornalista.

Álvaro Dias agradeceu a homenagem e não escondeu a emoção ao receber o título. Ele enalteceu o trabalho e a importância que a Academia Norte-rio-grandense de Letras tem para a cultura da cidade, lembrando do trabalho de valorização, resgate e fortalecimento que a instituição realiza.

O prefeito disse que elegeu a cultura como um dos pilares da gestão por saber da importância da área para o desenvolvimento social e econômico da capital potiguar. Álvaro lembrou de algumas ações realizadas, que ajudaram a fomentar o setor. Falou sobre a revitalização do Beco da Lama e do Espaço Cultural Ruy Pereira; a reconfiguração do Centro Histórico; o lançamento de 37 editais, contemplando as mais diversas manifestações e gêneros culturais; Investimento em festas populares como o São João e o Carnaval.

Ao final do seu pronunciamento, Álvaro Dias disse que o título conferia ainda mais responsabilidade ao seu trabalho, entretanto, a homenagem traz também ainda mais motivação para seguir o seu trabalho em favor do desenvolvimento de Natal. "Para mim é uma honra pisar em um solo sagrado do saber e da cultura onde já estiveram figuras como Juvenal Lamartine; Onofre Lope e tantos outros que fizeram muito não só pela cultura, mas deixaram um legado permanente em diversas áreas. Palavras me faltam para agradecer esse título. É uma responsabilidade enorme e deixo aqui o meu compromisso de seguir como um gestor onde a cultura terá sempre um lugar de destaque".

"O prefeito Álvaro Dias está dando prioridade, em sua administração, à área cultural, valorizando nossa cultura e, principalmente, os artistas populares. O prefeito é um homem de sensibilidade cultural. Ele entende, sobretudo, que a cultura é desenvolvimento, é uma coisa objetiva. É uma emoção muito grande para mim e para a Academia poder estar concedendo a ele essa comenda”, explicou Diógenes da Cunha Lima, presidente da ANL.