Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

16/11/2019 12:34
  • 2º Concerto Oficial do Enconat mistura repertório de clássicos da música mundial
Adrovando Claro

Na segunda noite dos concertos oficiais do 25º Encontro de Corais da Cidade do Natal (Enconat) e do 17º Encontro Nacional de Coros em Natal, a coralista Eliza Alves Ferreira, de 88 anos, falava da alegria de participar do universo do canto coral há 20 anos. Inspirada nas cantoras do rádio Dalva de Oliveira e Ângela Maria, dona Eliza Ferreira começou a cantar no coral da Igreja São Sebastião de Olinda, no Rio de Janeiro. Morando em Natal, a coralista hoje faz parte do Coral Santa Cecília que se apresentou nesta quinta-feira (14), no palco do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

“Eu acho muito importante poder cantar. Eleva nossa alma, e é uma coisa maravilhosa. Eu tenho 88 anos, mas não tenho pretensões nenhuma de deixar o coral enquanto eu estiver caminhando, seguirei cantando. Me sinto muito feliz em cantar para o público e também engrandecer o maestro que nos conduz”.

No repertório dos corais que se apresentaram na segunda noite do Enconat, destaque para clássicos do pernambucano Alceu Valença e rei do pop Michael Jackson, que encantaram a estudante Ingrid Iris dos Santos Costa. Aluna da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Professora Francisca Ferreira da Silva, Ingrid Costa assistiu pela primeira vez um concerto de corais. “Eu estou achando tudo muito legal. É a primeira vez que eu venho e estou me divertindo bastante. No meu dia a dia eu gosto muito de ouvir músicas e também de cantar”.

O professor de Artes, Clodoaldo José da Cruz, da Rede Municipal de Ensino, levou os seus alunos da modalidade EJA, da E.M. Professora Francisca Ferreira da Silva, para acompanhar o concerto. Com 30 anos de sala de aula, o professor destacou a importância de atividades culturais para estudantes que estão no momento retomando a vida escolar. “A EJA é uma modalidade que eles acabam entrando nos estudos um pouco tarde ou retornando depois de anos, e geralmente chegam com muita timidez e vergonha de se expressarem e interagir com outras pessoas. Então, na hora que proporcionamos essa oportunidade deverem pessoas cantando coletivamente desperta neles também uma vontade da livre expressão, tanto no cantar, como no falar”, contando que fez todo um trabalho de preparação dos alunos, ensinando em sala de aula, conceitos sobre coral, musicalidade, divisão de vozes, formação dos corais, música popular e música erudita.

Participante do coral Grupo H. U. Em Canto da cidade de Londrina (PR), a coralista Cláudia Valéria Nascimento Orasmo, de 52 anos, participa do grupo que existe há mais de cinco anos e é formado por 22 funcionários do Hospital Universitário de Londrina. “É muito gratificante nos apresentarmos aqui. Natal é uma cidade muito linda. É a nossa segunda vez aqui, e é muito prazeroso trazer nosso coral para esta cidade”. Além de Natal, o coral do Paraná já passou por cidades do Nordeste como João Pessoa e Aracajú.

Na programação do 2º concerto oficial do Enconat subiram ao palco do Cemure os seguintes corais: Coral Sebrae, Cantos de Fé, Canto de Contas, Vozes do Sol, Santa Cecília, Coral do Sistema FECOMÉRCIO, Canto do Povo, Coral do Cepe RN, Coral Em Canto (Natal), Sons de Massaranduba (Ceará-Mirim), Vozes de Coteminas (Macaíba), Coral do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e Coral Universitário UNIPÊ (João Pessoa), H.U. Em Canto e Grupo Vocal Épocas da UEL (Londrina).