Lei de Acesso

Faça sua busca pelo site

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

18/11/2019 08:31
  • Encontro de Corais oportuniza troca de experiências entre coralistas e público
Manoel Barbosa

Com a plateia cheia e vidrada nas emocionantes apresentações, o penúltimo dia do 25º Encontro de Corais da Cidade do Natal (Enconat) e 17º Encontro Nacional de Coros de Natal foi realizado no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), nessa sexta-feira (15/11).

Cada coral organizou sua apresentação com três músicas, O coral da Santa Casa de Porto Alegre (RS), por exemplo, fez uma apresentação cantando as músicas Esquilador de Telmo de Lima Freitas, Bohemian Rhapsody de Fredie Mercury e Sapato Velho de Milton Nascimento.

O maestro gaúcho, João Fernando Azambuja de Araújo, do Coral Santa Casa, falou da preparação do coro, para apresentar uma música tão complexa como Bohemian Rhapsody. “Nós temos um trabalho forte de técnica vocal, pois temos pessoas de várias idades. Então, temos que trabalhar fortemente no sentido de coordenação motora, o que é muito bom para eles. É uma experiência incrível participar desta experiência aqui, pois tem coisas que são diferentes e a gente aprecia. A cidade é linda, chegamos uma semana antes exatamente para curtir. Uma surpresa saber da quantidade de coros existentes aqui no Rio Grande do Norte. Todos muito bons”.

O coralista José Luiz Ferreira Tavares, que participa do Coral Nossa Música de Recife (PE) falou sobre a sensação de participar do Enconat.  “Mais uma vez foi uma honra receber o convite. Estamos muito felizes de voltar e participar aqui em Natal deste encontro. Muita alegria, muita satisfação de estar aqui junto com o povo potiguar”.

O músico Johnny Casanova foi prestigiar o evento e falou da relação público e artistas. “Eu acho de extrema importância, para o público e para os artistas essa conexão com artistas e músicas de outros lugares. Eu acho que isso fortalece o cenário cultural e musical do Estado e do Brasil.”

Além do Coral da Santa Casa (RS), participaram da terceira noite de concertos oficiais os seguintes grupos: Saúde em Canto, Luz do Sol, Rouxinol, Coral da Assembleia Legislativa do RN,  Cantos do Sabiá e Harmus (Natal), Araraú (Ceará-Mirim), Vozes do Trairi (Santa Cruz), Coral Maestro Maurício Gurgel (João Pessoa) e Associação Coral Nossa Música (Recife).